sexta-feira, 26 de junho de 2015

Espaço Motor

João Mendes


 HYUNDAI NEW AZERA SURPREENDE

 
Profissionais bem remunerados e empresários que possuem uma carteira gorda costumam optar por BMW, Mercedes-Benz e Audi na hora de comprar um sedan de maiores dimensões mas já faz um tempo que o mercado passou a ter um concorrente no segmento, com preço mais acessível, com todo requinte, conforto e segurança, Hyundai New Azera. Nas ruas, vendo ele passar, já gostava do design mas agora peguei um para testar e realmente fiquei surpreendido. O motor é um 3.0 L V6 CVVT com 24 válvulas, com coletor de admissão variável e controle eletrônico do acelerador, que desenvolve 250 cavalos, mais que suficiente. No interior a experiência é ainda melhor, já na hora de entrar no carro o banco e o volante se afastam facilitando essa entrada,  painel bonito e funcional com materiais sofisticados, iluminação dos mostradores que permite ótima visibilidade até durante a luz do dia, muitas informações no painel que tem tela sensível ao toque, um sistema de som de muita qualidade, teto solar gigante, bancos com ajustes eletrônicos e duas memórias do lado do motorista que incluem a posição dos retrovisores externos e a posição do volante, chave com sensor de aproximação que não precisa sair do seu bolso durante todo tempo em que estiver com o carro, e muito mais. Manobrando em garagens apertadas, a minha é uma delas, os sensores de estacionamento, dianteiro e traseiro, ajudam muito e ainda tem a câmera de ré. Andando no dia a dia consegui fazer 8 km/l de gasolina na cidade, uma boa média para um 3.0 V6, e exagerando no acelerador, numa tocada mais esportiva, o consumo aumentou para 6,8 km/l mas a diversão foi das melhores. Apesar das suas dimensões e peso fiquei impressionado como supera as imperfeições do asfalto, pensei que perderia o conforto nas ruas esburacadas mas isso não aconteceu, certamente uma suspensão bem calibrada e pneus bem dimensionados que também proporcionam boa estabilidade. Para descrever os itens de segurança do New Azera precisaria de muito espaço, vou  fazer em outra ocasião, mas tenha certeza que ele possui todas as novas tecnologias inclusive o freio de mão, agora um freio de dedo, que se acionado com disposição freia o carro como se você estivesse pisando com toda força no pedal do freio, inclusive acionando o ABS exatamente como nos modelos mais sofisticados da Audi. O Hyundai New Azera esta no mercado para roubar clientes das marcas premium da Alemanha e custa R$149.990, com direito a ter o nome AZERA iluminado na soleira da porta, apenas um detalhe, um requinte a mais que mostra que a Hyundai entrou na briga pra valer.

                              FORD NOVO FOCUS AINDA MELHOR

 Oito meses após seu lançamento na Europa e seis de seu lançamento nos Estados Unidos o Ford Focus 2016 foi apresentado para a imprensa brasileira e chegará nas concessionarias em agosto mas com uma venda previa no mês de julho e uma novidade, quem tiver o modelo 2014 ou 2015 vai poder comprar antes de todos e com um desconto de 15%, imperdível. Líder no segmento dos hatch médios nos últimos três anos o Novo Focus Hatch segundo a Ford é: “Um carro para quem gosta de carro”, e isso é realmente verdade. Sempre elogiei sua estabilidade, um item que não foi alterado e o resto melhorou. O design mais moderno e agora rodas de 17 polegadas em todas as versões, interior mais sofisticado, mais tecnologia, segurança, conforto e duas motorizações disponíveis, a Sigma 1.6 de 135 cavalos, usando só o Etanol como combustível, e com transmissão manual de 5 marchas e a 2.0 Direct Flex de 178 cavalos, usando só o Etanol, e transmissão automática, de dupla embreagem,  sequencial de 6 velocidades com shift pad, aquelas borboletas no volante para fazer as trocas manuais. Na versão top tem assistente de frenagem autônomo com sensor, que ajuda a evitar acidentes em velocidades ate 50 km/h e sistema de estacionamento automático de segunda geração, para vagas paralelas, perpendiculares e saída de vaga paralela. Este e outro carro que merece mais espaço e vou comentar mais sobre ele e ainda tem a versão sedan que será apresentada em julho mas pra quem gosta de um belo hatch o Focus 2016 esta chegando por R$69.900, versão SE 1.6, a SE Plus 1.6 por R$71.900, SE Plus 2.0 por R$78.900, Titanium 2.0 R$86.900 e Titanium Plus por R$95.900 ressaltando que todas as versões com motor 2.0 tem câmbio automático e todas com motor 1.6 tem câmbio manual. Na próxima edição vou comentar do interior e os predicados encontrados nele. Pelo visto o Focus Hatch vai manter a liderança do segmento, merecidamente.

KAWASAKI LIDERA

No Mundial de Superbike, onde as motos são as mesmas vendidas para os consumidores, com preparação, a Kawasaki esta dando de lavada. Na última etapa disputada em Misano, Itália, o piloto da marca, Jonathan Rea, com ZX-10R, foi segundo numa prova e venceu a outra disparando na liderança do campeonato ao conquistar a sua 11ª vitória na temporada. O britânico esta com 375 pontos seguido de Tom Sykes , também da Kawasaki, com 242 pontos. A Kawasaki também esta disparada na frente do Mundial de Construtores com 390 pontos, 122 na frente da segunda colocada que é a Ducati, Aprilia vem em terceiro, Honda em quarto e Suzuki em quinto.

TRIAL NO SALÃO DUAS RODAS

No dia 11 de outubro vai acontecer no Salão Duas Rodas, no Parque de Exposições do Anhembi em São Paulo, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Trial numa pista coberta com 350 m².  O Salão, como sempre, tem muitas atrações, a participação dos maiores fabricantes de motocicletas, acessórios e equipamento e começa do dia 07 de outubro terminando no dia 12. Maiores informações em www. salaoduasrodas.com.br