segunda-feira, 29 de junho de 2015

Maria Helena Cantamissa
 
Arraiá do Nova Ipanema
 
 
“Caminho da Roça” foi o tema escolhido pelo NIPA para  a festa junina realizada na noite de 27 de junho. O local enfeitado com bandeirolas coloridas e muitas barraquinhas com comidas típicas, atraiu uma multidão de “caipiras”, desde o “abrimento” , às 17 horas até quase o dia raiar.
 
 
A festança agradou a todo mundo. Tinha Banda de Forró, DJ, quadrilha e muitas brincadeiras divertidas para a criançada, numa festa para toda a família.
Os casais Nina e Carlos Eduardo Carelli, Adriana e Marcelo Medeiros e Juarez Benito foram saudar São João!
“E Irene entoou: Foi numa noite igual a esta, que tu me deste, o teu coração!  Érika pediu numa oração, ao querido São João, que lhe desse um matrimônio, mas São João disse que não! São João disse que não!
 
Érika Ramos, Marise Vieira, Maria Helena Cantamissa, Irene Machado e Thaís Portela.
 
Isto é lá com Santo Antônio! Thaís fora avisada: Nesta noite de folguedos todos caem na dança, alegrando o coração. Cuidado para não se queimar, e olha que a fogueira já queimou o seu coração! Mais adiante se ouvia, numa lenta cantoria, Marize: Vou pedir ao meu São João, pra fugir com você num balão! Pula fogueira Iaiá! Pula fogueira Ioiô! Todos pulando lá do alto, de dentro do balão!"
Óia a cobra! – É mentira!
 
 
Rio Arroio Fundo
 


A diretoria da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca foi recebida na manhã de 27 de junho de 2015, pelos funcionários da DT Engenharia, Raquel Lopes, Jéferson Douglas e Lívia Dias, para uma visita guiada  à  UTR – Unidade de Tratamento do Rio Arroio Fundo.
 
A CCBT, enquanto sociedade organizada, vem batalhando arduamente no sentido de exigir que as UTR’s prometidas até as Olimpíadas sejam construídas, a exemplo da UTR do Rio Arroio Fundo.
 
Lívia Dias, Raquel Lopes, Jeferson Douglas e Delair Dumbrosck
É também uma reivindicação da Câmara, que o Ministério Público Federal entre em acordo com o município e o estado, em relação ao programa de dragagem das lagoas, devolvendo à região um cenário digno dos eventos que acontecerão em 2016 e, principalmente, em respeito aos cidadãos que aqui residem, trabalham ou mesmo circulam.
 
O presidente Delair Dumbrosck e sua mulher Denise, David Zee (vice-presidente da CCBT), Cleo Pagliosa, Antonio Carlos, Luiz Cláudio - da Associação dos Pescadores do Recreio dos Bandeirantes, e André Candau - do Consórcio Vaporeto Carioca, acompanharam a demonstração das etapas do processo de tratamento utilizado para a limpeza  das águas poluídas.
 Iniciando-se nas “Caixas de Areia” que  são instaladas no início do tratamento, permitindo a retenção de sedimentos, bem ainda, interrompendo o assoreamento  do sistema lagunar da Barra e Jacarepaguá. Em seguida, a “Ecobarreira” permite a remoção do lixo  flutuante e sobrenadante e a “Bacia de Coagulação e Floculação” composta de aeração retrátil sob passarelas e sistema de injeção de coagulantes e polímeros, permite a coagulação  e posterior floculação dos sólidos em suspensão, notadamente a matéria orgânica, nutrientes causadores da proliferação de algas e substâncias solúveis causadores de maus odores, entre outros; ato contínuo, seguindo-se para a “Bacia de Flotação” que é composta por um sistema de microaeração de água, além de liberar a água supersaturada de oxigênio e, finalmente, a “Remoção do Loto Flutuante” que é coletado, filtrado e encaminhado para destinação final, como a fabricação de 30 mil tijolos ecológicos, mensalmente.
 O Módulo de operação e equipamentos da “UTR Arroio Fundo” foi construído em 45 dias, portanto, é bem viável a construção das quatro estações prometidas, Rio das Pedras, Pavuna, Pavuninha e Anil, ainda esse ano. E a CCBT abraçou essa empreitada.