segunda-feira, 22 de junho de 2015

SAÚDE REALIZA XI CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP-4.0 COM TEMA “ORGULHO DE SER SUS”

A XI Conferência Distrital de Saúde da AP-4.0 acontece no dia 23 de maio de 2015, sábado. Cerca de duzentas pessoas entre profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e convidados participarão do encontro. Esta edição terá como tema o “Orgulho de Ser SUS - Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, com o eixo temático “Organização das Redes e Linhas de Cuidado Para a Integralidade e a Equidade da Atenção à Saúde”.

Na ocasião, serão selecionados até 140 delegados para a XII Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de julho.                                                  
A programação começa às 8h, no dia 23, com entrega de material para os participantes credenciados e mesa de abertura às 8h 30mim. A partir das 9h, haverá exibição do painel ‘Participação Social - - Direitos e responsabilidades individuais e coletivas. E às 10h 30 mim será a vez do painel ‘Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade - Organização das linhas de cuidado para a integralidade e a equidade da Atenção à Saúde‘.                          

Na parte da tarde os participantes se dividirão em grupos para discussão dos temas “Financiamento do SUS”, “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”, “Formação, Educação Permanente, Educação em Saúde e Política de Comunicação do SUS” e “Ciência, Tecnologia, Informação e Inovação no SUS”. Em seguida, haverá plenária para apresentação das propostas do grupos de trabalho e eleição dos Conselheiros Distritais de Saúde da AP-4.0 para o quadriênio 2016/2019.

O Conselho Distrital de Saúde da AP-4.0 (CDS AP-4.0), composto por vinte e cinco por cento de representantes  de prestadores de serviços de saúde, público e privado e vinte e cinco por cento de representantes de profissionais de saúde em unidades do SUS e que atuem na área, e de cinquenta  por cento de representantes de entidades de usuários do sistema de saúde da região de abrangência, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo. Foi instituído pela Lei 2011, de 31 de agosto de 1993, e regido pela Lei Municipal 5109, de 03 de novembro de 2009, com a finalidade de auxiliar a Administração Pública e o Conselho Municipal de Saúde na análise planejamento, formulação e supervisão das políticas de saúde, nas fiscalizações de ações governamentais e nas decisões de matéria  de sua competência

A atuação do Conselho abrange toda a Área de Planejamento 4.0 (AP-4.0) - XVI, XXIV e XXXIV Regiões Administrativas (Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Cidade de Deus)-, respondendo pelos seguintes bairros: Anil, Curicica, Freguesia, Tanque, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Taquara, Vila Valqueire, Barra, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Grumari e Cidade de Deus, e está localizado na Avenida Ayrton Senna, 2001 – bloco C, Barra da Tijuca, no complexo administrativo da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá.

Como previsto em lei, a Conferência Distrital de Saúde acontece a cada quatro anos. O encontro será no Auditório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, que fica na Estrada de Curicica nº 2000 – Curicica –Jacarepaguá