segunda-feira, 20 de julho de 2015

Começam as obras para a ciclovia Recreio-Vargens

Começaram nesta segunda-feira as obras para a construção da ciclovia na Estrada Vereador Alceu de Carvalho, que vai ligar a Estrada dos Bandeirantes à orla da praia. A apresentação aconteceu na noite de quarta-feira (15/07), para síndicos, moradores e lideranças comunitárias do Recreio e Vargens.




O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa e o secretário e subsecretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz e Altamirando Fernandes Moraes, apresentaram o projeto e a empresa que vai executar a obra, através de verba obtida com medidas compensatórias da Secretaria de Meio Ambiente.

- A ciclovia, junto à calçada, que em muitos trechos é inexistente, terá aproximadamente cinco quilômetros e será executada em partes, com previsão de conclusão em 10 meses. A primeira fase da obra, com um trecho de 1 km, durará quatro meses, no trecho entre a Praia do Pontal até a Avenida das Américas – explicou Alex.

O subprefeito falou ainda dos inúmeros projetos da Secretaria de Meio Ambiente que estão sendo realizados como o Corredor Verde que interliga os Parques Naturais, da Prainha, Chico Mendes e Marapendi.
 
Falou também do projeto de revitalização da alameda até o Parque Chico Mendes e a criação do Parque Nelson Mandela.

 - São projetos maravilhosos e que privilegiam essa região que já é bonita por si só, mas pode ficar muito melhor se tivermos os cuidados necessários de preservar e recuperar. Quanto ao pedido de uma ciclovia, é bastante antigo, com ofícios dos moradores de Vargens datados de 99, quando foi criado o Parque das Águas.

O subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando, também destacou que essa ciclovia já era demandada há muito tempo e passará a ser uma ligação mais segura porque será uma ciclovia integrada à calçada, preservando os ciclistas que não precisarão mais utilizar a faixa de carros, numa via cada dia mais movimentada. No entanto destacou que é necessário que os motoristas se acostumem a dividir o espaço com os ciclistas, nas ciclo faixas ou ciclo rotas. “É uma questão de educação, como acontece nos países de primeiro mundo onde não há mais necessidade da construção de ciclovias segregadas”.

A reunião aconteceu no auditório do Recreio Shopping e reunião representantes das Associações de Moradores do Recreio (Amor, Amavag, Barra Bonita e Nova Barra Bonita), a Câmara Comunitária do Recreio e Vargens, e representantes do movimento “Quero ir de bike das Vargens à praia sem ser atropelado”.

Ficará a cargo da Subprefeitura definir junto aos moradores onde serão instalados os bicicletários.