A
Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes
Rodoviários (Detro), realizou nesta quarta-feira (22/07), no Terminal Alvorada,
na Barra da Tijuca, mais uma edição
da Ouvidoria Itinerante. Os agentes registraram 15 reclamações,
apreenderam oito coletivos e aplicaram 20 multas, que somadas chegam a R$
30.244,98.
Nesta
manhã, as principais queixas dos passageiros dos ônibus intermunicipais foram
referentes a horário irregular e mau estado de conservação dos veículos.
Além de aplicar sete multas devido à má condição dos coletivos, os fiscais
infracionaram ônibus por documentação irregular e dupla função do
motorista em ônibus urbano com espaço para o
trocador. Esta é a segunda edição
da Ouvidoria Itinerante no Terminal Alvorada, onde
operam 13 linhas intermunicipais, com frota de 119 veículos.
Lançado
em março, o projeto Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos
usuários de ônibus intermunicipais e direcionam as reclamações diretamente para
a fiscalização. As equipes já retiraram de circulação 175 coletivos em
situação irregular e aplicaram 438 multas. As equipes já realizaram
duas edições na Rodoviária Novo Rio e nos terminais João Goulart, em
Niterói; Américo Fontenelle, na Central do Brasil; Alvorada, na Barra da
Tijuca; Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Nilópolis. A Ouvidoria Itinerante
ainda percorreu a Praça Seca, em Jacarepaguá; além dos terminais Alexis
Novellino, duas edições, e Largo Santo Antônio, ambos em Cabo Frio; Comendador
Geraldo Osório, em Barra Mansa; Álvaro Correa, em Miguel Pereira e nos
terminais de Rio Bonito, Duque de Caxias, Teresópolis, Mendes e Macaé.
Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações
na frota regular. Como resultado, 3.252 coletivos regulares foram multados, dos
quais 947 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência,
o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as
ações de fiscalização. Para participar, basta informar a irregularidade e
número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio
do telefone da Ouvidoria (21)
3883-4141 ou
pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Os usuários também podem enviar informações pelo
aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular, ou pelo
Whatsapp Fale Detro, pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é
preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema
coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.