quinta-feira, 23 de julho de 2015

OUVIDORIA ITINERANTE VOLTA AO TERMINAL ALVORADA

Fiscais recebem demandas dos passageiros e verificam condições dos ônibus intermunicipais


A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou nesta quarta-feira (22/07), no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, mais uma edição da Ouvidoria Itinerante. Os agentes registraram 15 reclamações, apreenderam oito coletivos e aplicaram 20 multas, que somadas chegam a R$ 30.244,98.

Nesta manhã, as principais queixas dos passageiros dos ônibus intermunicipais foram referentes a horário irregular e mau estado de conservação dos veículos. Além de aplicar sete multas devido à má condição dos coletivos, os fiscais infracionaram ônibus por documentação irregular e dupla função do motorista em ônibus urbano com espaço para o trocador. Esta é a segunda edição da Ouvidoria Itinerante no Terminal Alvorada, onde operam 13 linhas intermunicipais, com frota de 119 veículos.

Lançado em março, o projeto Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais e direcionam as reclamações diretamente para a fiscalização. As equipes já retiraram de circulação 175 coletivos em situação irregular e aplicaram 438 multas. As equipes já realizaram duas edições na Rodoviária Novo Rio e nos terminais João Goulart, em Niterói; Américo Fontenelle, na Central do Brasil; Alvorada, na Barra da Tijuca; Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Nilópolis. A Ouvidoria Itinerante ainda percorreu a Praça Seca, em Jacarepaguá; além dos terminais Alexis Novellino, duas edições, e Largo Santo Antônio, ambos em Cabo Frio; Comendador Geraldo Osório, em Barra Mansa; Álvaro Correa, em Miguel Pereira e nos terminais de Rio Bonito, Duque de Caxias, Teresópolis, Mendes e Macaé.

Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Como resultado, 3.252 coletivos regulares foram multados, dos quais 947 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, basta informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Os usuários também podem enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular, ou pelo Whatsapp Fale Detro, pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.