sábado, 11 de julho de 2015

Ser mãe a qualquer idade

Elizabeth Santángelo

O que acontece quando a mulher engravida aos 40 anos? Como é sua experiência e postura?
 
 
Atualmente, as mulheres se tornam mães cada vez mais tarde. As razões podem ser muitas e relacionadas ao trabalho, aos estudos, à economia, a motivos pessoais. É um desafio para a mulher, se ela não consegue ter filhos quando mais almeja e espera. Mas, sempre há um caminho que se abre para que encontre a solução. Os padrões e modelos tradicionais estão se rompendo e se atualizando. Já se sabe que o útero não envelhece, conforme afirma Luisa Barón, doutora especialista em fertilidade. Agora já se aceita e está comprovado que a mulher aos 40 ou 50 anos pode ser fértil e ter uma maternidade sem riscos.

Quando tive meu segundo filho aos 35 anos, o obstetra me advertiu que eu devia me cuidar porque, a partir dessa idade, a gravidez poderia ser complicada. Claro, recebi esse conselho na década de 80, em uma época em que determinados limites para a maternidade eram levados em consideração. Entretanto, esse conceito mudou e se ampliou, em benefício da mulher. Desde a antiguidade, a maternidade tem sido um assunto sério, de forma que já ficou comprovado que a mulher pode engravidar depois dos 40.

Nos tempos bíblicos, há exemplos de mulheres que engravidaram, como Sara, esposa de Abraão, e também Elisabete, mãe de São João Batista. A fé inquebrantável dessas mulheres não deixou de ter bons resultados, pois as duas, embora sendo estéreis, desejavam muito ser mães e tiveram seus filhos quando já estavam em uma idade avançada.

O que pode ser um obstáculo para que a esterilidade seja revertida?

O medo e a dúvida são os maiores obstáculos, mas podem ser vencidos. Essa é uma possibilidade que está sempre presente, quando a mulher se mantém firme no desejo ardente de ser mãe e adquire o domínio sobre as condições físicas. Visto que a gravidez não é uma doença, ela pode ocorrer em qualquer idade, quando reconhecemos que o feto pode ser preservado completamente puro e saudável.

Mais do que uma questão de idade, trata-se de saber que o momento apropriado sempre chega, porque o senso de amor, dedicação e vocação materna é natural, e cultivá-lo é um direito inato da mulher.

Ao engravidar após os 40, é provável que a experiência, a qualidade de vida, a estabilidade emocional e afetiva contribuam para que a mulher se conduza com idoneidade e firmeza. Ainda que tenha de permanecer acordada durante a noite, para amamentar ou atender às necessidades do bebê, ela terá melhor controle de cada situação.

A habilidade de ser mãe pode ser eficaz, quando a disposição e o carinho para alcançar esse objetivo prevalecem sobre a idade ou qualquer limitação física.

Além disso, o vigor e a paciência ajudarão a nova mamãe a se manter saudável e genuinamente alegre para cuidar e educar as novas gerações.

Elizabeth é Comitê de Publicação da Ciência Cristã na Argentina e escreve sobre saúde e espiritualidade.