quarta-feira, 15 de junho de 2016

Café com Empreendedoras promove encontro entre mulheres no Rio

Fabíana Drummond

Cerca de duzentas mulheres participaram do evento, que trouxe palestras e dicas sobre gestão financeira para pequenos negócios e marketing digita


Na amanhã de hoje, 14, aconteceu o 4º Café com Empreendedoras, no Rio de Janeiro. O encontrou reuniu cerca de duzentas mulheres empreendedoras em busca de ideias, inspirações e networking. O evento, promovido pela Rede Mulher Empreendedora (RME), com apoio de Furnas, foi realizado, das 9h às 12h, no principal auditório do prédio de Furnas, em Botafogo. Os temas das palestras, que foram escolhidos através de enquete, foram gestão financeira para pequenos negócios e marketing digital.

A fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, deu início ao evento e comentou sobre o exemplo de como boas ideias e muita boa vontade podem mudar o mundo, pelo menos o dos negócios.

“A RME é uma plataforma de serviços que tem como objetivo apoiar as mulheres empreendedoras de todo o país no desenvolvimento do seu negócio Queremos dar a oportunidade de todas se reunirem e trocar experiências para desenvolverem o seu negócio e alcançarem o sucesso. O resultado desses encontros é de que, hoje, já contamos com mais de 200 mil empreendedoras cadastradas na Rede e muitas parcerias realizadas”, comenta a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes.

O Café do Rio trouxe o mesmo modelo dos “cafés” da Rede Mulher






de outras cidades, com mini-palestras e dicas sobre os temas escolhidos.
A primeira palestra foi sobre a gestão financeira para pequenos negócios.




“A sua vida financeira está mais interligada as suas atitudes, emoções e comportamentos do que propriamente com valores numéricos. É muito importante você assumir que possui muitas funções e que precisa gerenciar o seu tempo. Depois, aceitar o fato de que você precisa investir em sua saúde física e mental. Comece a ter pensamentos e atitudes produtivas”, destacou a especialista em finanças e investimentos, Aline Rodrigues  

Para falar sobre marketing digital, Marília Borges, da agência Meridiano Digital, explicou sobre a importância dos conteúdos nas mídias sociais.

“Não é somente criar uma página nas redes sócias. É preciso ter planejamento e implementação de estratégias. As mídias sócias são um ambiente que possibilitam ter um relacionamento duradouro com o seu cliente. Você precisa ganhar o interesse das pessoas. Então, crie conteúdos que se encaixem nas necessidades e desejos do cliente”, explicou Marília.

A gestão de tempo também foi um dos assuntos do Café. A Renata Pinto, que possuí quatro empresas e trabalha quatro dias da semana, contou a sua experiência e deu algumas dicas sobre gestão de tempo.

“O autoconhecimento é um dos fatores essenciais na organização do tempo. É importante se perguntar quando e como sou mais produtiva¿ Que fatores externos me influenciam¿ Precisamos identificar onde está o nosso foco e a nossa distração. Quando analisamos esses aspectos, conseguimos organizar e determinar quanto de tempo devemos dedicar às tarefas. Faça um planejamento semanal e determine as lacunas que você pode deixar livres”, disse.

Para finalizar o encontro, teve dinâmicas em grupos para fazer networking e divulgar negócios.