Cerca de duzentas mulheres participaram do evento, que trouxe palestras e dicas sobre gestão financeira para pequenos negócios e marketing digita
A fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, deu início ao evento e comentou sobre o exemplo de como boas ideias e muita boa vontade podem mudar o mundo, pelo menos o dos negócios.
“A RME é uma plataforma de serviços que tem como objetivo apoiar as mulheres empreendedoras de todo o país no desenvolvimento do seu negócio Queremos dar a oportunidade de todas se reunirem e trocar experiências para desenvolverem o seu negócio e alcançarem o sucesso. O resultado desses encontros é de que, hoje, já contamos com mais de 200 mil empreendedoras cadastradas na Rede e muitas parcerias realizadas”, comenta a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes.
O Café do Rio trouxe o mesmo modelo dos “cafés” da Rede Mulher
de outras cidades, com mini-palestras e dicas sobre os temas escolhidos.A primeira palestra foi sobre a gestão financeira para pequenos negócios.
“A sua
vida financeira está mais interligada as suas atitudes, emoções e
comportamentos do que propriamente com valores numéricos. É muito importante você assumir que possui
muitas funções e que precisa gerenciar o seu tempo. Depois, aceitar o fato de
que você precisa investir em sua saúde física e mental. Comece a ter
pensamentos e atitudes produtivas”, destacou a especialista em finanças e
investimentos, Aline Rodrigues
Para falar sobre marketing digital, Marília Borges, da agência Meridiano Digital, explicou sobre a importância dos conteúdos nas mídias sociais.
“Não é somente criar uma página nas redes sócias. É preciso ter planejamento e implementação de estratégias. As mídias sócias são um ambiente que possibilitam ter um relacionamento duradouro com o seu cliente. Você precisa ganhar o interesse das pessoas. Então, crie conteúdos que se encaixem nas necessidades e desejos do cliente”, explicou Marília.
A gestão de tempo também foi um dos assuntos do Café. A Renata Pinto, que possuí quatro empresas e trabalha quatro dias da semana, contou a sua experiência e deu algumas dicas sobre gestão de tempo.
“O autoconhecimento é um dos fatores essenciais na organização do tempo. É importante se perguntar quando e como sou mais produtiva¿ Que fatores externos me influenciam¿ Precisamos identificar onde está o nosso foco e a nossa distração. Quando analisamos esses aspectos, conseguimos organizar e determinar quanto de tempo devemos dedicar às tarefas. Faça um planejamento semanal e determine as lacunas que você pode deixar livres”, disse.
Para finalizar o encontro, teve dinâmicas em grupos para fazer networking e divulgar negócios.