NOVO CITROËN C3 VAI MAIS LONGE COM MENOS
A Citroën apresentou sua linha 2017 do compacto premium C3 e a grande novidade é a versão Puretech com a motorização 1.2 L, 3 cilindros, 12 válvulas, Flex, que desenvolve 90 cavalos de potência a 5.750 RPM e tem torque de 127 Nm a 2.750 RPM, econômica demais e com autonomia pra 1000 km com um tanque. O carro é muito gostoso de dirigir e confortável porque esse motor tem um torque que funciona bem em baixas rotações e assim você não tem necessidade de ficar toda hora trocando de marcha, eu superei quebra-molas a 20 Km/h em 3º marcha e retomei a aceleração sem problemas e como o motor é elástico pode se passear a 50 ou 60 km/h em quinta marcha, consumindo pouco, e depois retomar a velocidade.
Fiz vários testes para retomar a velocidade, inclusive em
ladeira, e o motor respondeu muito bem. Outra vantagem é o consumo, o C3
Puretech recebeu nota AAA pelo Inmetro devido ao baixo consumo e a baixa
emissão de poluentes porque, usando apenas gasolina, ele faz 14,8 km/l no
perímetro urbano e 16,6 km/l na estrada. Na próxima coluna eu falo mais deste
carro que tem preço inicial de R$46.490 e revisões periódicas com preços
reduzidos.
Fiz teste do JAC T5, SUV da marca chinesa que esta sendo vendido por
aqui numa versão bem completa. Ele tem motor de 1.5 L. 16V, VVT Flex, que
desenvolve 127 cavalos e tem câmbio manual de 6 velocidades. No perímetro
urbano dá show, é confortável, econômico e prático com um porta malas de 600 L.
Quem compra um SUV com motor 1.5 não esta pensando em performance e sim em
economia e por sua utilidade. Com este conceito na estrada também vai
bem e fica mais fácil perceber que a cabine tem boa vedação e o silencio gera
mais conforto. No perímetro urbano cheguei a fazer 10 km/l de gasolina e na
estrada 13,5 km/l. No simples ato de fechar uma porta a gente percebe, no som
mais abafado, que o carro tem bom revestimento e borrachas de vedação de
qualidade. No interior bancos em couro bem acabados, muitos porta-objetos,
central multimídia com tela de 8" que espelha o smartfone e onde
monitoramos a câmera de ré, tudo num design de se elogiar. O JAC T5 testado
tinha o chamado Pack 3 com muitos itens tecnológicos e de segurança custando R$70.690
e tem como concorrentes diretos o Ford Ecosport e o Renault Duster com preços
parecidos mas sem a farta lista do Pack 3 do T5. Para ganhar mercado a JAC esta
com preço bom, a versão de entrada é anunciada
no site por R$59.990. A verdade é que andando no dia a dia com um T5 nem parece
que ele é chinês e ainda tem garantia de 6 anos com preços acessíveis para as
revisões programadas.
MAIS UMA DO UBER
HOMENAGEM DO PUMA CLUBE DO RJ
O jornalista
automotivo José Rezende Mahar será o grande homenageado no Encontro Mensal do
Puma Clube do Rio de Janeiro - Puma Rio, aberto a todo e qualquer carro antigo.
O Encontro acontece no próximo dia 2 de julho, sábado, no Shopping Uptown Barra
(av. AyrtonSenna, 5.500), a partir das 11 horas. Tradicionalmente todos os
meses o Puma Clube do Rio de Janeiro distribui troféus de Puma do Mês e
Clássico do Mês. A partir deste mês o Troféu Clássico do Mês passa a se chamar
José Rezende Mahar e o Troféu Puma do Mês volta a se chamar Eduardo
Ribas. Mahar era considerado um dos mais completos jornalistas automotivos
brasileiros, sempre participava dos encontros do clube e faleceu recentemente.
Eduardo Ribas, também falecido, foi um dos fundadores do Puma Clube do Rio de
Janeiro.
LACRE DO RIO DE JANEIRO
De uns tempos pra cá os carros emplacados no Rio de Janeiro recebem, na
placa traseira, um lacre de plástico. Depois que é colocado o arame que passa
no lacre ele se fecha com uma pequena tampa que tem um numero. Esse numero tem
importância ? A meu ver não porque os carros emplacados a mais tempo nem
possuem ele e os carros emplacados fora do Estado do Rio de Janeiro também não
possuem. Esse número também não consta na nota fiscal do veículo nem no
documento mas se você tiver lacre de plástico num carro emplacado no Estado do
Rio de Janeiro e a tampinha com o numero não estiver lá, você não consegue
emplacar, e o que é pior, se parar numa blitz pode ser rebocado. Essa é mais
uma forma criada pelo Detran RJ para arrancar um dinheiro dos proprietários de
veículos, a taxa para um novo lacre é de R$23,25, e como isso só acontece na
hora da vistoria, e o Detran RJ não tem competência para ter uma cabine
recebendo esse dinheiro nos seus postos de atendimento, o motorista tem que ir
embora e voltar depois causando um grande e perda de tempo. Lembrando que só o
Estado do Rio de Janeiro tem esse lacre numerado que não tem efeito prático
nenhum e o lacre que foi criado quebrava tanto que mudaram o modelo e a forma
de encaixar e quem paga pela ineficiência é o contribuinte proprietário do
veículo.