sábado, 11 de junho de 2016

Espaço Cultural Coqueirais In Concert

Amanhã, dia 12 de junho, Dia dos Namorados, o Coqueirais In Concert, situado na praia da Reserva, na Barra da Tijuca, inaugura um novo espaço cultural na cidade.


O projeto “Coqueirais in Concert” surgiu da necessidade de oferecer, aos cariocas e turistas, uma opção de entretenimento de qualidade nos fins de semana, em um dos cartões postais mais belos da cidade: a praia da Reserva, na Barra da Tijuca. O grande objetivo é tornar-se um “point” para quem procura boa música, cultura, um bom cardápio e o melhor de tudo, gratuito.


A música ficará por conta de bandas como, Jandaia e Visca. Novatos dispostos a participarem do cenário musical, escolheram um projeto acolhedor,  e cultural para iniciar suas trajetórias.

No local, haverá também espaço para exposições de artes gráficas, artesanatos, fotografia, slide show fotográfico, dentre outras formas de arte.

Local do evento: Quiosque Coqueirais

      A Praia da Reserva foi escolhida por ser um lugar democrático, agradável e o principal cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. A área  é composta pela extensão de areia que liga os bairros da Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, situados na zona oeste carioca, onde também é cercado por lagoas com muitas áreas verdes e fauna protegidas.

O espaço é o Quiosque Coqueirais, pertencentes aos comerciantes Jane e Felipe Oliveira, mãe e filho, ambos nascidos e criados no local. Seus atuais proprietários são os herdeiros do empreendimento iniciado há mais de 40 anos, pelo pai de Jane, Durval de Oliveira, mais conhecido como Bahiano.

Em sua terceira geração, ainda continua sustentando a família e se caracterizando como um quiosque histórico, pois é o sucessor do primeiro comércio desse tipo, erguido na região da Reserva, quando ainda não havia precedentes.

Inicialmente foi frequentado por pescadores e depois por todo o tipo de pessoas que buscavam tranquilidade, beleza exuberante e privacidade, como artistas e pessoas publicamente conhecidas, trouxe visibilidade e provocou interesse comercial de outros empreendedores.

Mesmo com todas as peculiaridades de um negócio sazonal e a considerar que ainda hoje está situado em local de acesso limitado e sem tráfego de transporte público, por outro lado se apropria do positivo dessas questões, para se tornar um espaço exclusivo, aconchegante e bem estruturado, pronto para receber uma centena de pessoas simultaneamente. 

Tradição e história aliadas à renovação de ideias, melhoria dos serviços e da estrutura e um excelente ambiente familiar, que resultam em atendimento personalizado e de qualidade. 

Banda Visca

Estilo: Rock/Alternativo/Experimental/PopRock


A banda começou quando Yuri Izidoro (Vocal e Baixo) e Ruan Araújo (Vocal e Guitarra), decidiram usar as suas ideias que estavam no papel e levá-las ao estúdio de Diego Pirozzi (Produtor da banda) para gravar. De inicio seriam apenas gravações de músicas que eles gostavam, mas o resultado acabou ficando melhor do que esperavam e então deram vida ao EP “O Princípio do Meio”, que contem 5 faixas totalmente autorais e registradas pela banda.
Lucas Magalhães (Baterista), amigo antigo de Yuri e Ruan, também participou das gravações, contribuindo na gravação. Quem ajudou bastante nas gravações foi Lucas Neves (Guitarrista), mas logo após o termino das gravações, ele precisou mudar de estado por conta de trabalho e não pôde dar seguimento com os projetos da Visca. Foi então, que entrou o André, indicado por um amigo de Yuri, ele entrou na banda e deu o gás que faltava para que a banda saísse de apenas faixas gravadas e pudesse começar à passos longos sua vida musical.

“Na busca de sinceridade musical,  lançamos nosso primeiro material autoral. O EP "O Princípio do Meio", marca apenas o primeiro passo a partir de um ponto subjetivo, até o fim das nossas vidas. Por meio de uma das nossas maiores paixões que é a música, iremos colocar todos os sentimentos pessoais a fim de propagarmos o que gostamos de fazer, com um sentido palpável em nossas vidas. Mesclando nossas influências musicais e tentando chegar a um ponto de consenso, queremos  que nossas músicas, sejam espelhos fiéis de nossas alegrias, tristezas, clamores e todo o completo fruto existencial”. (Yuri Izidoro- Banda Visca)


Banda Jandaia    

Estilo: Rock e Pop rock

A banda foi criada em 2014, pelos amigos Raphael e Arthur. Em sua formação atual estão: Rapha Félix (guitarra e voz), Arthur Mattos (baixo e voz de apoio) e Thiago Pex (bateria e percussão).

Seu estilo musical é o rock e pop rock, podendo misturar outros estilos como reggae, ska e bossa nova.

Entrevista com a Banda Jandaia:

1) Quando a banda foi fundada?

     A banda teve sua primeira formação no inicio de 2014

2) Como surgiu a ideia de criar a banda?

Antes da existência de Jandaia, havia uma dupla chamada "Duo-Lost" formada pelos músicos Raphael Felix e Arthur Mattos. A dupla era dedicada a tocar canções autorais e com o tempo, se viu na necessidade de incorporar mais elementos.  A banda foi firmada quando Arthur, Raphael, João  e Daniel decidiram ir assistir um festival de bandas de rock locais no Recreio dos Bandeirantes e propôs a participação da futura banda na próxima edição, e por acaso estavam com todos os instrumentos na mala do carro. Depois de algumas horas de festival, o organizador deu a chance para que a banda se apresentasse naquele mesmo dia e todos correram então para montar os instrumentos na calçada e ensaiar o máximo de músicas possíveis para o show de última hora. Deu tudo certo e a banda passou a existir naquele momento.

3) Por que o nome Jandaia? O que influenciou a escolha  é qual a relação dele com vocês?

Não existe um porquê em especial, depois do primeiro show, a banda foi batizada como "Chá de fita", mas além de ser um nome que não expressava tudo aquilo de bom que a banda tinha, já havia uma com esse nome. O grupo se reuniu então para fazer a escolha do nome e Jandaia, nome de uma das canções da banda, foi sugerido e recebeu a maioria dos votos. É um nome bastante sonoro, que representa muito a nossa personalidade.

4) Quais as bandas que influenciaram e influenciam vcs ?

O Rappa, Charlie Brown jr, Forfun entre outras.

5) Que tipo de som vcs fazem?

Somos uma banda de rock, pop rock que ousa experimentar outros estilos.

6) Qual público pretendem atingir?

Nosso objetivo é atingir o grande público, não nos importamos com a faixa etária.

7) Pretendem lançar um Cd?

Futuramente pretendemos lançar alguma mídia física,  mas ainda não decidimos se será um álbum completo ou um EP ou até mesmo prensar vinil. A princípio pretendemos lançar algumas singles e distribuir digital por algumas plataformas de streaming e disponibilizar as faixas no itunes.

8) Tem músicas próprias?

Nosso repertório é autoral, mas conta também com versões de algumas músicas consagradas, algumas totalmente repaginadas.

9) Onde foi o primeiro show de vcs?

O primeiro show foi num festival de rock num quiosque no bairro do Recreio, com a formação atual, o primeiro show foi no Sallon 79, um pub localizado em Botafogo.

10) Onde ensaiam?

Ensaiamos muitas vezes em Nova Iguaçu, na casa do Sergio, um amigo da banda. Lá deixamos a maioria dos instrumentos. Algumas vezes ensaiamos em estúdios pela Tijuca e Jacarepaguá.

11) Por que escolheram o bairro da Barra da Tijuca para fazer shows ?

 Porque a banda Jandaia é uma banda carioca e poder  estar na praia, olhar pro mar, é um privilégio que nem todo mundo tem. Aqui no Rio de Janeiro você pode não morar em frente a praia,  mas você  pegar o carro ou um ônibus e chegar lá. Nem todo brasileiro tem esse acesso fácil até a praia, então poder tocar ali pertinho do mar é uma honra, sem falar que mesmo sendo uma banda de pop rock, a energia do mar está muito presente em nossas músicas.

12) O que irão tocar no show da praia, no dia 12?
   

No Show da praia pretendemos fazer uma seleção de músicas especiais com a cara da banda.  Mostraremos o nosso trabalho autoral e tocaremos sucessos também.

Quiosque Coqueirais
Av. Lúcio Costa, Ilha 14 – Praia da Reserva – Barra da Tijuca
Dia: 12/06, a partir das 10h