quarta-feira, 15 de junho de 2016

Exposição gratuita sobre natureza brasileira chega ao Rio de Janeiro

Com recursos de última geração, como óculos rift e cinema sensorial, Conexão Estação Natureza promove a reflexão sobre o cuidado com a biodiversidade do país
    

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que une recursos tecnológicos a conteúdos sobre a biodiversidade brasileira, chega ao Rio de Janeiro no dia 17 de junho. A atração, que utiliza recursos de última geração como óculos de realidade virtual e cinema sensorial, é gratuita e estará no 1º piso do Shopping Rio Design Barra até o dia 01 de julho.

O Rio de Janeiro é a décima quarta capital brasileira a receber a Conexão Estação Natureza, que foi lançada em março de 2015 e já atraiu mais de 5 milhões de pessoas. A exposição é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil.

O objetivo da Conexão Estação Natureza é sensibilizar os visitantes sobre os ambientes naturais brasileiros, promovendo a reflexão sobre a natureza no dia a dia das pessoas. Além de contar com um ambiente 100% acessível a pessoas com necessidades especiais, a atração faz da tecnologia uma fonte de conhecimento sobre a biodiversidade.

No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de mil e duzentos quilômetros da capital fluminense.

A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos:




um deles usa como plataforma o ‘
kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros.
Em outro game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.

Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.

Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas “inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora apresenta em tempo real informações sobre a quantidade de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) economizado durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que deixam de ser emitidos, entre outros dados.

Atendimento às escolas

A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos para conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Shopping Rio Design Barra no telefone de contato (21) 2430-3024.

Conexão Estação Natureza

De 17 de junho a 01 de julho
Shopping Rio Design Barra 
Av. das Américas, 7777 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horários: Durante o funcionamento do shopping
Classificação: Livre
Entrada gratuita