terça-feira, 14 de junho de 2016

No Rio, Alckmin fala de reforma política, rigidez fiscal, diálogo com a população e valores na política

A Campuzano Martinez





Governador de São Paulo participou de curso de formação política para os pré-candidatos tucanos de todo o estado. Evento contou ainda com José Aníbal, presidente nacional do ITV, e Otavio Leite, presidente do PSDB-RJ 









O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin esteve no Rio de Janeiro na manhã deste sábado, dia 11, para conversar com os pré-candidatos do PSDB a prefeito e a vereador que vieram de todo o estado para participar do curso de formação política realizado pelo diretório regional do partido, em parceria com a secção Rio do Instituto Teotônio Vilela.  O PSDB do Rio de Janeiro entra fortalecido no processo eleitoral de 2016, com uma quantidade maior e mais competitiva de postulantes em relação a eleições anteriores: já são 55 pré-candidatos a prefeito; e 17 a vice. 


Na pauta do encontro, a experiência de Geraldo Alckmin como candidato que já foi eleito vereador e prefeito de sua cidade natal -  a paulista Pindamonhangaba; a deputado estadual; a deputado federal; e quatro vezes ao governo do estado de São Paulo - uma como vice. 




O governador abordou temas como a necessidade da reforma política, declarando preferência pelo voto distrital e fazendo ressalvas sobre o sistema partidário inchado que, em vez de fortalecer a democracia no Brasil, gera uma crise de representação. Falou das dificuldades que os governos municipais vão enfrentar com a falta de recursos - só o Fundo de Participação dos Municípios diminuiu 21% -  e da necessidades de bons gestores para contornar essas dificuldades, com uma política fiscal e monetária rígida e, sobretudo, com valores.  


"Cada vez mais, a política se distingue pelos valores. E alguns valores são essenciais, como  a inclusão e o empreendedorismo. Vivemos uma crise sem precedentes, e os municípios vão ser governados sem dinheiro. Precisamos de prefeitos que sejam líderes, capazes de atrair investimentos; gerar empregos; e dar atenção às prioridades da população, como a saúde, especialmente num momento em que a União diminui o orçamento para o setor”, chamou ele atenção, acrescentando que as eleições municipais são as que mais permitem a aproximação com a população: 


“Laços de lealdade e afeto são faculdades da política. Vocês têm que estudar, se preparar, elaborar propostas. Preparem-se sem descanso e cerquem-se das melhores pessoas. Prometam de menos e façam demais”, disse ele a uma plateia de 400 pessoas. 


O senador José Aníbal, presidente nacional do ITV, traçou um histórico da social democracia mundo a fora, apresentando seus resultados positivos para países como Portugal, Espanha, e para o próprio Brasil, quando governado pelo PSDB. O parlamentar criticou ainda o corporativismo brasileiro, que gera desigualdade. "O Brasil vive uma brutal desigualdade, com a força das corporações que se apropriam da renda nacional. Corporativismo é, às vezes, pior do que a corrupção”, declarou. 


O presidente da Executiva Estadual do PSDB, o deputado federal Otavio Leite, conduziu a abertura do evento e destacou que é característica do PSDB  primar pela qualidade de seus pré-candidatos. E disse que grandes homens públicos como Geraldo Alckmin e José Aníbal são inspirações aos postulantes.  


“É difícil exercer o mandato num momento em que a crise diminui a capacidade de investimento. E  o que vai contar é a capacidade de gerir, de ser criativo, de tomar decisões. Estamos tocando. Procurando fazer o PSDB crescer, com proposta, conteúdo, diálogo e enfrentamento político. Temos acervo. Não máquina. Homens com experiência podem nos inspirar mais”, disse ele.