quinta-feira, 23 de junho de 2016

PREFEITURA DO RIO E MUSEU DO PONTAL ANUNCIAM INÍCIO DAS OBRAS DA NOVA SEDE

  Com maior e mais significativo acervo de arte popular do país, o Museu do Pontal terá nova sede na Barra da Tijuca
 


Prefeitura do Rio anuncia, nesta quinta-feira (23.06), o início das obras da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. Com o maior e mais significativo acervo de arte popular do país, o Museu do Pontal, que comemora 40 anos em 2016, será transferido para um terreno de 14 mil metros quadrados na Avenida Célia Ribeiro, na Barra da Tijuca. A prefeitura fez a cessão do local por um período de 50 anos renováveis e a administração do Museu fará o gerenciamento do novo espaço cultural, que abrigará mais de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros de 20 estados.




Em contrapartida pelas obras que estão sendo feitas no entorno do atual prédio do Museu, um grupo de construtores será o responsável por erguer o novo equipamento público.

A previsão é de que a construção dure um ano. Durante esse período, a antiga sede continuará aberta ao público no Recreio dos Bandeirantes e, durante os Jogos Olímpicos, oferecerá diferentes programações para os cariocas e turistas que estiverem na cidade, além de continuar promovendo visitas educacionais, exposições, seminários e shows.

O Museu do Pontal e seu acervo são patrimônios cariocas tombados pelo município desde 1991. Por isso, técnicos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) - órgão da prefeitura responsável pelo patrimônio cultural e histórico da cidade - estão acompanhando de perto todo o processo de planejamento da nova sede e da transferência das obras de arte.


O Museu do Pontal foi inaugurado em 1976 pelo francês Jacques Van de Beuque, no Recreio dos Bandeirantes. Ao longo desse tempo, o museu já realizou mais de 70 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 15 países, além de já ter sido visitado por milhares de estudantes, moradores do Rio e turistas. Em 2013, foi eleito pela Revista Época o terceiro melhor museu do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar ficou o Museu de Arte do Rio (MAR) e em segundo, o Museu de Arte Moderna (MAM).

Projeto Arquitetônico

Construir uma nova sede foi um grande desafio para administração do Museu do Pontal. A escolha do projeto privilegiou a relação de um acervo importante com a natureza exuberante da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, a Diretora e Curadora do Museu Casa do Pontal, Angela Mascelani, e o Diretor Executivo da instituição, Lucas Van de Beuque, escolheram o escritório Arquitetos Associados para dar vida ao projeto. Com experiência em arquitetura para museus e centros culturais, como a realização de galerias no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Minas Gerais, o escritório escolhido desenvolveu o projeto aprovado pela direção. Os Arquitetos Associados possuem diversos prêmios nacionais e internacionais. Em 2016, por exemplo, ganharam o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela Galeria Claudia Andujar, no Centro de Arte Contemporânea Inhotim.