JOÃO MENDES
CHEGOU O NISSAN KICKS
Depois
de muita expectativa o crossover, utilitário esportivo com dinâmica próxima de
um sedã, Nissan Kicks, foi lançado. Não foi um lançamento qualquer e sim um
lançamento mundial. Ele é o Carro Oficial das Olimpíadas Rio 2016 e já esta,
desde o início do mês passado, acompanhando a Tocha Olímpica por todo Brasil
mas é agora que acontece seu lançamento oficial com a Nissan propagando todos
os detalhes do carro, suas novidades tecnológicas e o principal, o preço.
Anunciado para chegar nas lojas no início de agosto, junto com abertura oficial
da Olimpíadas, o Kicks será produzido na fábrica da Nissan em Resende (RJ) mas
enquanto a produção nacional não começa as primeiras unidades virão do México e
assim só será comercializada a versão top que é a SL por R$89.990, o que pode
parecer muito mas esta versão é bastante completa e possui novidades
tecnológicas que nenhum carro produzido no Brasil tem. O Kicks tem simplesmente
quatro câmeras que mostram os 360º do entorno do carro na tela de 7" do
painel o que facilita muito qualquer manobra e também dá mais segurança, você
consegue enxergar tudo a volta do carro, é sensacional. Futuramente, quando
chegar nas concessionárias as unidades produzidas em Resende, outras duas
versões, mais simples, estarão disponíveis, e eu acredito que a mais barata
tenha seu preço por volta dos R$70 mil o que a colocará em igualdade de
condições com as versões de entrada de seus concorrentes Ford Ecosport, Honda
HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Chevrolet Tracker. Mas vamos conhecer
melhor o Nissan Kicks que tem motor 1.6 L que desenvolve 114 cavalos de
potência a 5.600 RPM usando etanol ou gasolina como combustível e seu torque é
de 15,5 Kgfm a 4.000 RPM fazendo de 0 a 100 km/h em 12 segundos com velocidade
máxima em R$175 km/h. Seu câmbio é automático X-tronic CVT, sem opção de trocas
manuais mas com modo Sport e função D-step que simula as trocas de marchas para
dar uma sensação de esportividade já que o câmbio CVT trocas as marchas de
forma quase imperceptível. Andei bastante com o carro no centro de São Paulo e
em estradas do interior do estado e a sensação é de se estar num carro bem
racional, não tem aquele ímpeto na arrancada, como também não tem o Jeep
Renegade 1.8 Flex, mas em compensação é o mais econômico do seguimento
consumindo 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,4
km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com gasolina, recebendo etiqueta A do
Inmetro. Gostei de andar com ele, gostei da sua dinâmica nas curvas afinal a
Nissan caprichou com dispositivos que a concorrência não tem, Estabilizador
Ativo de Carroceria, Controle Dinâmico de Curvas e Controle Dinâmico de Freio
Motor, tudo para o carro ficar bem na mão do seu condutor. Internamente gostei
muito dos equipamentos, do painel digital onde se pode configurar com as
informações que forem mais necessárias, da central multimídia com tela colorida
de 7” sensível ao toque, do sistema de navegação e principalmente dos materiais
empregados. No painel um revestimento em couro com uma costura aparente deixa o
carro muito chic e os detalhes em black piano ou metalizados dão sofisticação
ao modelo que possui sistema de som com uma qualidade que me impressionou. Seu
porta-malas tem 432 litros de capacidade o que é bom. A pré venda já começou e
o dia da abertura das Olimpíadas, 05 de agosto, esta marcado para o início
oficial das vendas em todas as 166 concessionárias. Esse Kicks ainda vai dar
muito o que falar e aos poucos eu vou contando tudo pra vocês, nesta edição
apenas o começo.
LUXUOSO FORD EDGE E ATRAENTE
Em 2008 o Ford Edge chegou ao Brasil e de lá pra cá mais de 14.000 unidades foram vendidas. Para um carro luxuoso e caro esse numero é muito bom e a Ford agora passa a comercializar o modelo, com novo visual e muita tecnologia, na versão Titanium.
O Edge é um crossover premium produzido no Canadá, numa moderna e sofisticada
fábrica que tive o prazer de conhecer. Nesta versão Titanium, bastante
equipada, ele concorre com outros crossovers e com utilitários esportivos
médios como Audi Q5, Jeep Grand Cherokee, Land Rover Evoque, Volvo XC60 e BMW
X3 e com modelos maiores como Volvo XC90, BMW X5 e Volkswagen Touareg, seus
reais concorrentes mas com preço bem inferior. Esses modelos não vendem
grandes volumes mas são os chamados aspiracionais, que estão nos sonhos de
muitos, adquiridos por poucos, mas tem o seu mercado, aliás um segmento que
esta crescendo apesar de toda crise. A Ford reuniu o que de melhor tem em
termos de segurança e tecnologia e posicionou o Edge exatamente entre esses
modelos médios a que me referi e os grandes e assim o carro tem equipamentos e
sofisticações que os médios não tem e fica muito mais barato do que os grandes
da lista acima. Anote só, o Ford Edge tem piloto automático adaptativo, sistema
de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, sensores que monitoram a
pressão dos pneus, porta-malas maior do que a concorrência com abertura
inteligente, sistema automático de estacionamento com 12 sensores que monitoram
360º, freio de mão elétrico, partida remota, banco traseiro com rebatimento
eletrônico, farol alto automático, e muita coisa mais por R$229.900. Como
opcionais apenas o super teto solar que ocupa 80% da capota e o sistema
de DVD com telas no banco traseiro custando R$5.000, cada. O novo design ficou
muito bonito e agora tem luz diurna de LED no para-choques dianteiro. A
traseira também ficou com linhas muito marcantes e chama a atenção com suas
lanternas de LED. Os vidros são acústicos e a cabine ficou mais silenciosa, com
mais conforto. As rodas agora são de 20" e chamam a atenção e agora a
direção é elétrica e tem um sistema chamado Assistente Dinâmico de Direção que
torna as manobras mais fáceis e com menor esterçamento, é uma direção adaptativa.
Andando se nota a segurança, estabilidade e precisão através de diversos
sistemas e o carro acelera com disposição com seu motor 3,5 litros, V6 de 284
cavalos de potência, transmissão automática de 6 velocidades com as borboletas
no volante, para fazer as trocas manualmente, e ainda tração integral AWD. O
Ford Edge Titanium chega em 8 cores de carroceria e 3 opções de cores para o
interior, seu acabamento é primoroso e na próxima edição eu comento mais alguns
detalhes.