quinta-feira, julho 28, 2016

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES  
  

        CHEVROLET ONIX, O LÍDER AINDA MELHOR


O hatch mais vendido no Brasil em 2015, que continua liderando as vendas em 2016, foi renovado no seu modelo 2017. Estou me referindo ao Chevrolet Onix que ainda recebeu tecnologia e conectividade de modelos mais sofisticados da Chevrolet com pequeno acréscimo de preço melhorando a relação custo benefício que deu ao modelo a liderança no segmento dos hatchs. Os motores são os já conhecidos 1.0 e 1.4 Flex e dependendo da versão pode ter câmbio de 6 marchas, automático ou manual. O desenho do carro ficou mais moderno e bonito, tanto na dianteira como na traseira, e o interior também ganhou em ergonomia, recebeu revestimentos que produzem um ar mais sofisticado e acabamento mais esmerado. Quanto a sua dinâmica o carro teve as suspensões recalibradas e esta mais firme nas curvas. Agora a direção é elétrica o que dá mais conforto. Os passageiros do banco da frente se acomodam melhor enquanto os do banco de trás sentem mais os buracos e imperfeições da pista. Nas versões mais top assinatura em LED junto do farol e em todas as versões, como equipamento de série, o sistema ON Star que agora tem três configurações. O modo Safe na versão de entrada e depois disponíveis os pacotes Protect e Exclusive, com mais funções. Disponível também o sistema My Link 2 com os aplicativos Apple Car Play e Android Auto com boa visibilidade em tela de 7”, esse é um pacote de conectividade pioneiro que melhora a cada lançamento da marca. O Onix tem etiqueta A do Inmetro quanto a economia de combustível e seu preço inicial é de R$44.890 para a versão LT 1.0 com câmbio manual. A versão mais barata com motor 1.4 e câmbio manual, LT, fica em R$49.590,  e com câmbio automático passa para R$54.790. A versão top é a LTZ com câmbio automático, On Star Exclusive e My Link que custa R$59.790.  A liderança vai continuar.

          CHEVROLET PRISMA 2017 QUER AMPLIAR LIDERANÇA

Líder no segmento dos sedãs compactos o Prisma no início de sua trajetória era um carro simples e de acabamento espartano. Com o tempo as melhorias foram chegando no modelo que passou a ter toda a atenção da GM e agora, o modelo 2017, mostra um salto de qualidade no mesmo nível do que foi apresentado para o Onix.





Ele tem o mesmo desenho na dianteira do Onix e na traseira um aerofólio integrado a tampa do porta malas. Seu interior é semelhante ao do Onix mas com materiais e padrões de acabamento dos bancos diferentes.



O Prisma só esta disponível com motor Flex 1.4 de 106 cavalos e as versões são LT câmbio manual por R$53.690, LT câmbio automático R$58.990, LTZ câmbio manual R$ 58.690 e LTZ câmbio automático R$64.690.

                  O AVENTUREIRO CHEVROLET ONIX ACTIVE

Para sua linha 2017 do Onix a Chevrolet apresentou a versão aventureira Active que tem visual bem diferente do Onix nas versões LT e LTZ. Seu motor é o 1.4 Flex de 106 cavalos e o câmbio pode ser manual ou automático de 6 marchas. O carro tem para-choques dianteiro e traseiro exclusivos. Tem molduras plásticas pretas nas caixas de rodas e embaixo das portas, retrovisores na cor preto brilhante, estribo de alumínio e também rack de teto também de alumínio. Suas rodas também são exclusivas de alumínio de 15" e os pneus são maiores, 195/65 R15, do que os usados nas outras versões do Onix


Sua altura do chão é 30 mm mais alta do que a do Onix normal e a posição do banco do motorista 40 mm mais alta. No interior revestimento exclusivo nos bancos e paineis de porta com a marca Active emborrachada e tem o pacote top de conectividade.  O Onix Active com câmbio manual custa R$57.190 e com câmbio automático R$62.290.

SÓ PRECINHO

No site das montadoras o Novo Honda Civic, na sua versão top chamada Touring, custa R$124.900. O Chevrolet Cruze, também na sua versão top, LTZ, com todos os acessórios disponíveis custa R$108.950, o Toyota Corolla Altis R$106.170, O Ford Focus Fastback Titanium R$104.590, e o Volkswagen Jetta Highline R$103.990. No jornal eu vejo BMW 320 a R$139.950, Mercedes-Benz Classe C a R$135.900 e Audi A5 SPB Attraction por R$139.990. A diferença entre os sedãs mais tradicionais e que vendem mais e os sedãs das marcas premium diminui a cada ano.

MAIS FORD EDGE

Na edição passada comentei o lançamento do Novo Ford Edge que agora esta sendo comercializado na versão Titanium. Esta versão tem melhor eficiência energética e consome menos mas é um motor V6, 3.5 L de 284 cavalos portanto também não dá pra fazer milagres. Tô comentado isso por causa de alguns comentários mais críticos que vi nas redes sociais. Ou você quer um motorzão ou você quer economia, os dois fica difícil

NISSAN KICKS FAVORÁVEL

Gostei muito do som do Nissan Kicks. Coloquei o volume nas alturas e não distorceu nada. É o único veículo do segmento com instrumentos digitais onde você pode escolher qual função vai ficar mais em evidência. Com tantos radares pela cidade e estradas eu prefiro o velocímetro digital bem na minha frente. O Kicks também tem raio de giro reduzido o que facilita as manobras.