sábado, 23 de julho de 2016

PILATES SEU CORPO EM EQUILIBRIO E MOVIMENTO EM QUALQUER IDADE

Luciene Cury










Há quatro anos, Joana Clara de 65 anos e sua filha Maria Clara de 27, praticam no mesmo horário o Pilates duas vezes por semana, por motivos que se diferem. Joana procurou esse tipo de exercício por dores lombares, que a impedia de realizar as atividades diárias, e Maria Clara por corrigir uma hiperlordose, que a limitava no seu treinamento para uma meia maratona. As duas felizes e satisfeitas com os resultados, recomendam a prática.


  O método Pilates, que é indicado para todas as idades, foi criado por Joseph Humbertus Pilates, um autodidata (que tinha como pai, um ginásta premiado e a mãe naturopata), durante seu exílio na Primeira Guerra Mundial, com intuito de auxiliar a recuperação de exilados e mutilados.


É um programa de condicionamento físico e mental, onde utiliza-se auxílio de aparelhos com sistema de molas e exercícios de solo, chamado Mat Pilates. Trabalha valências físicas como coordenação, equilíbrio , propriocepção (diminuindo o risco de quedas), força, resistência, aumento da flexibilidade, trabalhando assim musculaturas estabilizadoras profundas e superficiais.

A respiração é a base para todos exercícios do método, Com isso, a melhora da ventilação pulmonar, da oxigenação e da circulação sanguínea, culminando com uma melhor função cerebral.

Joseph Pilates denominou o método como Contrology, que significacontrole consciente de todos os movimentos musculares do corpo”. (Gallagher; Kryzanowska, 2000).


Segundo a professora de Educação Física Karina Belidio que trabalha com Pilates e Mat Pilates, formada pela Ibrafisio, o método é indicado para todas as idades, exceto em casos específicos onde haja contraindicação médica: "Os benefícios do Pilates são diversos para todas as idades. Tenho alunos entre 10 e 84 anos e alcançamos as necessidades específicas de cada um, pois o método respeita a individualidade biológica de cada cliente, com uma gama imensa de exercícios e variações para todos os níveis de condicionamento", diz a professora.

Os exercícios são realizados de forma global, beneficiando todo o corpo, e o mais importante é a qualidade do movimento e não a quantidade, por isso realiza-se menor número de repetições.

Dentre os vários benefícios do Pilates citados acima, ainda destacamos, o aumento da resistência muscular localizada, redução de massa gorda e aumento de massa magra, melhoria da postura, alívio de dores e desconfortos, prevenção de lesões, reforço da musculatura pélvica (prevenindo incontinência urinária), aumento a resistência nas atividades da vida diária e a autonomia funcional, relaxamento físico e mental, maior consciência corporal, auxiliando na socialização. As aulas são realizadas em grupos de até quatro pessoas ou individualmente, sempre ministradas por professores de educação física ou fisioterapeutas.

 Bons treinos!