segunda-feira, 11 de julho de 2016

RIO 2016: PREFEITURA DO RIO INAUGURA TRANSOLÍMPICA, PRIMEIRA VIA EXPRESSA DA CIDADE COM BRT

    Terceiro corredor BRT da cidade será a principal conexão entre os polos de competição Olímpica e Paraolímpica dos Jogos nas regiões da Barra e de Deodoro

A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado (9/7) um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade dos cariocas: a Transolímpica. A via expressa incorpora o sistema BRT e liga o Recreio dos Bandeirantes à Deodoro. O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca - em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.

A Transolímpica entrará em operação nos Jogos Rio 2016 atendendo exclusivamente os espectadores e a força de trabalho (Work Force) das instalações esportivas  através do BRT e a família olímpica nas duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) em veículos credenciados. A Via Expressa já está à disposição da família olímpica e os serviços de BRT para os Jogos terão início a partir do dia 18 de julho.

Com 26 km de extensão, após as Olimpíadas, a via será aberta à população e fará a ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia e futuramente à Transbrasil, em Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem entre Deodoro e Recreio seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT e comportando até 55 mil veículos diariamente na via expressa.

Durante o evento o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da obra para a população. "Nosso sonho sempre foi tornar esta cidade mais integrada e mais justa. Com o BRT Transolímpica, uma importante parcela da população vai se deslocar com mais rapidez e conforto ganhando qualidade de vida no trajeto de casa para o trabalho. Essa foi uma das principais obras do legado olímpico", comemorou o prefeito.

Iniciadas em julho de 2012, as obras da Transolímpica contaram com investimento de R$ 2,2 bilhões. Ao todo, a nova via possui 41 travessias entre viadutos, pontes e elevados, que possibilitam a integração de 11 regiões: Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Riocentro, Camorim, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Taquara, Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Deodoro. Entre os viadutos construídos estão o da Avenida Brasil, o sobre a Estrada São Pedro de Alcântara, Avenida Marechal Fontenelle, da Avenida Carlos Pontes, da Estrada da Boiúna, da Estrada do Rio Grande, da Rua Ipadú, da Estrada do Outeiro Santo, da Rua Sampaio Correia, da Rua André Rocha, do Rio Ventura, da Rua da Creche, da Estrada dos Bandeirantes e os elevados Duque de Caxias e de Curicica.

A implantação da Transolímpica contempla a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de dois túneis, sendo quatro emboques – antigo pleito da população, viabilizado com os Jogos Rio 2016, que aguarda há pelo menos 30 anos esta nova alternativa viária à sobrecarregada Estrada do Catonho. O primeiro túnel, na Serra do Engelho Velho, conta com duas galerias e extensão de 2,8 km (1,4 km em cada sentido); já o segundo, situado na Estrada da Boiúna, possui duas galerias de 190 metros cada.

O túnel na Serra do Engenho Velho foi batizado de Túnel Senador Nelson Carneiro e o túnel da Estrada da Boiúna recebeu o nome do cantor Cauby Peixoto. Uma homenagem da cidade a dois importantes ícones nacionais.

 Ao construir a Transolímpica, a Prefeitura também promoveu a requalificação urbana das Avenida Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. As duas avenidas passaram a ter cinco pistas por sentido, aumentando a capacidade de tráfego na região. Os trabalhos de adequação também providenciaram a implantação de sistema de drenagem e nova iluminação. As vias receberam ainda nova pavimentação, calçadas e ciclovia. O projeto de paisagismo contou com o plantio de 1.500 árvores e 133 mil m² de grama.

Funcionamento dos BRTs durante os Jogos

A Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos Olímpicos de 2016: Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo Esportivo de Deodoro, encurtando a distância entre os dois bairros. Durante o período de competições, o serviço do BRT Transolímpica partirá da Avenida Salvador Allende, no Recreio, e irá até a estação de Magalhães Bastos, para facilitar a chegada de atletas e espectadores nas duas maiores instalações olímpicas: o Parque Olímpico, na região da Barra, e o Complexo Esportivo de Deodoro – áreas que concentram a maior parte (64%) das disputas. O público em geral só terá acesso às áreas de competição por transporte público. O BRT Transolímpica será uma das formas de chegar ao Parque Olímpico e ao Complexo Esportivo de Deodoro.

 No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT Transoeste e Transcarioca não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros.  Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016, (confira a relação no quadro no fim do release). A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante este período.

Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica durante os jogos os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as seguintes estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Olímpico e Paralímpico (Recreio). Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.

O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com cartão RioCard Jogos Rio 2016.

Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).

O espectador que for usar os serviços e estiver no trem ou no metrô também poderá se conectar. No metrô, pelas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho e no trem, nas estações Magalhães Bastos, Vila Militar e Madureira-Manaceia.