quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Amanhã, tem marcha atlética no Pontal

Competições de Marcha Atlética provocam mudanças no trânsito

Nas próximas sextas-feiras (12 e 19/08), ocorrerão as provas de Marcha Atlética na Zona Oeste da cidade. Os locais da disputa serão na Estrada do Pontal e na Avenida Lúcio Costa, na altura do Recreio.
Nesta sexta-feira (12/08), das 14h30 às 16h10, a prova será na Av. Lúcio Costa, pista junto à orla, entre a Rua Hélio de Brito e a Avenida Gilka Machado. Alguns bloqueios serão mantidos desde o final da prova de contrarrelógio.

Já no dia 19, haverá duas provas: pela manhã, das 8h às 12h20 e, à tarde, das 14h30 às 16h30. Os bloqueios irão iniciar às 5h.

Entre 8h e 12h20, a competição se estenderá pela Av. Lúcio Costa, pista junto à orla, entre a Rua Hélio de Brito e a Avenida Gilka Machado, Estrada do Pontal - entre a Avenida Gilka Machado e a Rua Geraldo Irineo Joffily. Entre 14h30 e 16h10, a prova terá o mesmo percurso desta sexta-feira (12/08) — Av. Lúcio Costa, pista junto à orla, entre a Rua Hélio de Brito e a Avenida Gilka Machado.

A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. Os moradores da Avenida Armando Ribeiro, Rua Luis Iglésias, Avenida Jarbas de Carvalho, Rua Hélio de Brito, Estrada Benvindo de Novaes (trecho próximo a praia) e das ruas Presidente Nereu Ramos, Demóstenes Madureira de Pinho e Av. Lúcio Costa, entre a Av. Albert Sabin e a Estrada Benvindo de Novaes do Recreio, poderão ter acesso apresentando comprovante de residência.  Os moradores da Estrada do Pontal, entre a Avenida Gilka Machado e a Rua Geraldo Irineo Joffily, terão acesso restrito no dia 19 de agosto entre 7h e 12h.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento da área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio irão implantar ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

As principais interdições começam nesta quarta-feira (10/08), a partir das 14h até às 5h desta sábado (13/08), a Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e Avenida Albert Sabin. Nesta quinta (11/08), das 10h ate às 12h, haverá a montagem de estrutura, o que provocará o fechamento na Estrada do Pontal, ambos os sentidos, entre a Rua Zélio Valverde e a Avenida Gilka Machado.

Nesta sexta (12/08), das 12h às 17h, a Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre a Avenida Gilka Machado e a Avenida Albert Sabin será fechada. O mesmo ocorrerá na Estrada do Pontal, ambos os sentidos, entre a Rua Zélio Valverde e a Avenida Gilka Machado; e na Avenida Gilka Machado, entre Avenida Genaro de Carvalho e Avenida Lúcio Costa, ambos os sentidos. 

Nos dias de interdição, os veículos deverão dar preferência à utilização da Avenida das Américas, em ambos os sentidos. Os veículos que trafegam pela Estrada do Pontal, sentido Barra, serão desviados  pela Estrada do Pontal, Rua Zélio Valverde, Avenida Guiomar de Novaes e Avenida Genaro de Carvalho.  Já os veículos que seguem pela Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, deverão seguir pela Avenida Gláucio Gil, Avenida Genaro de Carvalho e Avenida Guiomar de Novaes

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido até esta sexta (12/08), na Avenida Lúcio Costa, pista das edificações, entre as ruas Hélio de Brito e a Estrada Benvindo de Novaes; entre as ruas Newton Fontoura Reis e a Avenida Gilka Machado; e no canteiro central entre a Estrada Benvindo de Novaes e a Rua Hélio de Brito. O mesmo acontece na Estrada Benvindo de Novaes, ambos os sentidos, entre a Avenida Lúcio Costa e a Rua Newton Fontoura Reis, e na Rua Presidente Nereu Ramos, entre a Estrada Benvindo de Novaes e a Rua Hélio de Brito. O mesmo esquema será remontado nos dias 18 e 19 de agosto.  

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

A prefeitura recomenda que o público deve sempre usar o transporte público nos deslocamentos dentro da cidade; respeitar os locais de restrição de circulação e de proibição de estacionamento, atentando para os dias e horários; e os pedestres só devem fazer a travessia nos locais indicados pela sinalização específica.