sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Desfile de “upcycling” da Malha encerra o Rio Design Experience neste domingo

Durante duas semanas, diversas ações relacionadas a moda, arte e comportamento movimentaram os shoppings Rio Design Barra e Leblon


O Rio Design Experience, realizado pelos shoppings Rio Design Barra e Leblon, encerra neste domingo, dia 25 de setembro, com um desfile inovador promovido pelo coletivo Malha, que inaugurou recentemente sua primeira pop up store no Rio Design Barra. As peças a serem desfiladas passaram por uma intervenção dos artistas e designers da Malha, que apresentarão peças doadas por lojas e consumidores totalmente reformuladas, seguindo o conceito de upcycling.

O desfile vai levar o espectador por uma viagem desde o momento de excesso e consumismo que vivemos, passando pela ressignificação das peças e entrando em uma nova era da moda.
A ideia do desfile segue o conceito da Malha, um movimento pela moda sustentável, colaborativa e independente.

Em uma oficina facilitada por Gabriela Mazepa, estilista e criadora do projeto de upcycling Re-roupa, os residentes do coletivo foram desafiados a criar de forma colaborativa os looks do desfile, utilizando apenas peças usadas e descartadas. Os materiais foram coletados em uma ação no galpão em São Cristóvão e incluem itens doados por lojistas e pelos próprios residentes. As peças finais foram produzidas por um grupo de costureiras locais na co-fábrica da Malha, em um ciclo produtivo que preza pela sustentabilidade e comércio justo. No desfile estarão modelos da produtora Jacaré é Moda, com um casting de modelos moradores das comunidades e da Zona Norte do Rio. O styling é da estilista e consultora Mimi Coelho.

Após o desfile, as peças originais estarão à venda e a renda arrecadada será revertida para a realização de projetos similares em locais de vulnerabilidade na região de São Cristóvão.

Desfile encerramento Rio Design Experience
15 de setembro às 19h
Rio Design Barra – Avenida das Américas 7777, Barra da Tijuca