sexta-feira, outubro 28, 2016

COLUNA ESPAÇO MOTOR


João Mendes

       FORD FUSION HYBRID 2017

Os carros híbridos estão cada vez mais se tornando realidade. É certo que são poucos modelos a venda no Brasil e as vendas são reduzidas mas o show de tecnologia que eles apresentam, a economia de combustível e as vantagens que estão surgindo para quem tem um, começam a justificar o investimento. Tive uma ótima experiência com o Ford Fusion Hybrid que eu já conhecia mas agora andei na versão 2017.


O Fusion Hybrid possui dois motores, um 2.0 a gasolina e um elétrico ficando a potência combinada em 143 cavalos. A transmissão é automática E-CVT com E-Shifter, você pode trocar as marchas manualmente através de borboletas no volante. Apesar de ter um motor elétrico é importante frisar que este carro não precisa ser reabastecido numa tomada, sua bateria recebe energia proveniente do motor a gasolina e a energia recuperada nas freadas. Por causa disso a forma de dirigir ideal é diferente. É bom andar pisando suave no acelerador e assim ter um passeio mais silencioso com apenas o motor elétrico em ação. Se precisar dar uma arrancada mais vigorosa ou então subir uma rampa mais íngreme o motor a gasolina entra em ação, funciona junto com o elétrico,  e o carro funciona como qualquer carro. Tudo isso você pode monitorar no painel do carro e ficar sabendo se esta andando numa forma mais econômica ou se esta gastando muito combustível. Você ainda pode escolher a maneira de andar simplesmente apertando um botão. No modo Eco Select se prioriza o menor consumo de combustível e a menor emissão de poluentes e no modo EV+ prioriza o uso do motor elétrico e maior economia ainda. Uma novidade importante é o assistente de descida onde om carro mantém uma velocidade constante na descida otimizando o carregamento da bateria. Outra novidade é o piloto automático adaptativo onde o carro anda numa velocidade programada e se surgir algum outro na sua frente ele reduz a velocidade podendo até parar mas se este carro sair da sua  frete ele retoma a velocidade programada, isso é muito bom para engarrafamentos ou então ns estradas. O Ford Fusion Hybrid recebeu 5 estrelas em segurança por importantes institutos. Tem 8 air bags, cintos de segurança traseiros laterais infláveis, detector de pedestres, monitor da pressão dos pneus, os controles de estabilidade e tração e muito mais. No conforto destaque para os bancos em couro, sistema Sync 3 em tela de 8”, som da Sony com 12 auto falantes, partida remota com acionamento do ar condicionado e uma longa lista comum a carros desta categoria. O Ford Fusion Hybrid custa R$159.500 valor pouco superior ao da versão top do Fusion normal. Tem 3 anos de garantia e a bateria do motor elétrico tem 8 anos de garantia. Para quem mora em São Paulo o carro híbrido tem isenção de rodízio e 50% de desconto de IPVA, bonificação que o proprietário recebe sempre no ano seguinte.

                                       JAC MOTORS J3 RESISTE

Numa iniciativa inédita a JAC Motors disponibilizou um carro de sua frota, um J3 Turim (sedan) com quase 100.000 mil quilômetros rodados, para que a imprensa fizesse uma avaliação. Segundo a empresa o carro realizou as revisões de praxe e chegou para mim com quase 98.000 km rodados. Internamente o carro esta como novo, o interior e todos os materiais de revestimento estão bem cuidados e de boa aparência.





O motor, 1.4 108 cv, a gasolina, responde bem e não localizei nenhum barulho estranho. Andando se percebe que a suspensão se não esta tão justa como num carro novo também não compromete, o J3 se manteve na trajetória em curvas de baixa e média, que foram as que encontrei no perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro.


Por ser chinês os carros da JAC ainda tem um pouco de rejeição mas este teste, considerando a honestidade da empresa e de seus lideres e consequentemente acreditando que o carro teve as revisões de praxe e trocou as peças que tem desgaste natural, prova que comprar um JAC usado pode ser uma boa opção até porque com esta crise os usados estão sendo oferecidos com muito bom preço. Eu lembro que os carros da JAC sempre foram vendidos completos, com ar, direção, air bags, som e etc.

OS ESCOLHIDOS 2016

Acontece em São Paulo no dia 03 de novembro o prêmio “Os Escolhidos 2016”. Organizado pelo jornalista mineiro João Euclides a premiação reune um total de 16 jornalistas especializados de diversas regiões do Brasil e eu serei o único representante do Rio de Janeiro. Em breve vou trazer o resultado de todas as categorias.

PRA QUEM CURTE PUMA E ANTIGOS 

O Shopping Uptown, na Av. Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vai receber, no dia 5 de novembro (sábado), das 11h às 19h, mais um Encontro do Puma Club do Rio de Janeiro – uma associação de admiradores dos veículos fabricados pela Puma e outros carros clássicos. Todo mês, são concedidos os tradicionais troféus Eduardo Ribas, para o Puma do Mês, e J.R. Mahar, para o Clássico do Mês. O evento tem entrada franca e mais de cem carros antigos são esperados, metade deles da marca Puma.

SALÃO DO AUTOMÓVEL VAI BOMBAR

Com as verbas reduzidas muitas montadoras deixaram para apresentar muitas novidades no Salão do Automóvel de São Paulo que vai de 10 a 20 de novembro no São Paulo Expo, vale a pena uma visita. Veja detalhes do evento em www.salaodoautomovel.com.b