quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Poesia, Prosa & Entrelinhas

Gisele Lemos











No mês das Crianças vou homenagear a escritora talentosa e produtiva, que ocupou a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, que presidiu de 2012 a 2013.

Com mais de 40 anos escrevendo e cem livros publicados, com seu sucesso de vendas e publicações em 20 idiomas e 26 países, além de prêmios ao longo de sua carreira.
Fez muito pela literatura infanto juvenil além de ser editora. Escrevendo os livros  para criança  em 1977, ganhou o prêmio João de Barro pelo livro Historia Meio ao Contrário.
Como presidente da ABL, deu amplitude e expansão no acesso ao livro e a leitura nas periferias e comunidades carentes.


Ana Maria Machado, nós temos que agradecer. 

Quantas de suas  historias, os pais, educadores e professores, contaram as criancas.  Continue a nos inspirar na alegria de voltarmos no tempo de sermos a criança feliz, a que nos remetem os seus textos. 
Cito abaixo alguns de seus livros.


Uma Arara e Sete Papagaios; Coleção Mico Maneca … História da Arara Tagarela que diverte enquanto ajuda a treinar os sons...


Alguns Medos e Seus Segredos …Três historias cheias de humor, em torno aos medos de todos nós em qualquer idade….


Gente, Bicho, Planta: O Mundo me encanta: …Trata do equilíbrio entre gente, animais e plantas, o ciclo da vida, a cadeia alimentar e a importância e a força dos elementos da natureza... o homem foi aproveitando pra fazer tudo melhor…
Bisa Bia, Bisa Bel: …O diálogo de Isabel - ou melhor, de Bel - com sua avó - Bisa Bia - e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade…



Borboleta Amarela
Gisele Lemos
Nem sol Sem asa delta
Alagada a terra
Revolta os pés
Envoltos de sacos plásticos e lixo.
Humanos serão os riscos.
Viver é voar.
Onde o sonho é ser
Borboleta Amarela.