quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Poesia, Prosa & Entrelinhas

Gisele Lemos


Dia do Poeta
Giro no Ar
Pulam alto e ensaiam as cores
O balanço é de pernas
As ventanias ao ar.
Caem suaves as saltadoras
Lentamente os desejos externam
Alcançam o que almejam abafar.
A medalha de ouro é singela espera
Perto do percurso que as aquecem.
Para o dia do Poeta e na semana de eleições, desejo as boas escolhas para melhores resultados.

Na Cidade do Rio de Janeiro, existem os Saraus de Poesia, Arte & Música por todos os Bairros. Em homenagem ao dia do Poeta dia 20 de outubro passado, vou apresentar alguns Saraus que circulam pelos Bairros Cariocas.
Na praia do Leme, no quiosque Estrela de Luz, acontece as quartas-feiras as 20 horas,  O Pelada Poética No Leme, com o Poeta,  Ator e  Coordenador do evento,  Eduardo Tornaghi, na foto alguns participantes com José de Melo, Ronaldo Barboza, Dan Juan Nissan Cohen, Virgolino Lima, Eduardo Tornaghi,Rui Agostinho e André Leôncio Abreu Barros.



Em Copacabana, um grupo de poetas reunidos no Manoel & Juaquim, formaram o Pura Poesia e a Academia Virtual de Poetas da Língua Portuguesa. 
O Diretor, Manoel Virgilio Pimentel Côrtes, com participação de Artistas e Poetas como, Leda Lúcia, Abílio Fernandes,  Jorge Ventura, Dalberto Gomes, Marisa Queiroz, Afonso Estebanez Stael, Maria da Guia Correia, Jesusa Perez Estevez, Laurimeri Oliveira Amaral, Rosangela S Goldoni, Samira Salomao, Ana Paula Soeiro, Paulo Cesar Gomes, Telma Moreira, Angela  Chagas, Maria Esmeralda, Ivanildo , Sol Figueiredo ,Eliana Calixto, Marilia Santos, e outros na foto, poetas do 30º Sarau do Pura Poesia que aconteceu dia 22 de outubro em Botafogo.


Em Jacarepaguá temos o Sarau Poesia & Arte, Coordenado por Leandro Ervilha e Márcio Muniz, que estarão em breve lançando, em dezembro,  a Antologia “Grandes Poetas do Século XXI “- Os escritores Leandro Ervilha e Márcio Muniz, realizam esse  evento no incentivo da produção cultural nacional, com apresentações de artistas em diversos segmentos como poesia, música, dança e artes cênicas. O livro conta com poetas de várias regiões do Brasil, e possui um nome que aparenta ser um tanto quanto ambicioso, mas segundo os organizadores, visa a valorização de novos escritores que vem lutando para promover a arte no Brasil
Na Barra da Tijuca temos, o POVEB Coordenação de Aluizio Rezende, segue abaixo a agenda  com eventos em vários bairros

24/10/2016, as 19h, encontro poético sob o comando da poeta CELI LUZ, no Colégio Pedro II, Centro, na Av. Marechal Floriano
27/10/2016, quinta, 18h, palestra de ALUIZIO REZENDE (tema Vida) no Centro de Literatura do Forte de Copacabana, em encontro poético sob o comando dos promotores culturais Antônio Pereira e Mara Joaquim
04/11/2016, sexta, 19h, POVEB de novembro, no Piano Bar do clube do Condomínio Novo Leblon, com a resultado dos vencedores do Concurso Troféu HPM e comemorações pelos Dez Anos do POVEB .

Na Barra da Tijuca temos a AAPERJ, Associação Profissional dos Poetas no Estado do Rio de Janeiro,  Coordenação de Sérgio Gerônimo Delgado e Mozart de Carvalho  dia 27 de outubro Sarau de Poesia na Travessa na Barra da Tijuca.