quinta-feira, 13 de outubro de 2016

TEATRO

Comédia “Compulsão”, de Regiana Antonini, estreia hoje, 13 no Teatro dos Grandes Atores
Simone Soares, Rafael Zulu, Regiana Antonini e Cacau Hygino estão no elenco dirigidos por Ernesto Piccolo.

Foto: Nana Moraes
Quatro pessoas com diferentes transtornos compulsivos se encontram presas num consultório médico durante uma noite chuvosa. Este é o ponto de partida de “Compulsão”, nova comédia escrita por Regiana Antonini, com direção de Ernesto Piccolo, que estreia dia 13 de outubro, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca. No elenco, Simone Soares, Rafael Zulu, Regiana Antonini e Cacau Hygino. “Compulsão” fica em cartaz na Sala Vermelha, de quinta a sábado às 21h, e domingo às 20h, até o dia 18 de dezembro.
O espetáculo retrata de forma leve e divertida o sintoma compulsivo na cultura contemporânea. Se antes se buscavam soluções para os conflitos próprios dos desejos, hoje nos deparamos no meio social, com um número crescente de sujeitos envolvidos na satisfação imediata, no gozo, gerando assim, novas maneiras pessoais de ser, ou novos sintomas.
Interpretando Janet, uma mulher viciada em sexo, a atriz Simone Soares é produtora do projeto.
- Há tempos procurava um texto que abordasse uma situação cotidiana atual, com personagens bem escritos e que fosse divertido para o público. É impressionante como a compulsão está presente na vida de tantas pessoas e como podemos fazer graça em torno do assunto, claro, tudo com muito respeito – diz Simone.
Há pouco tempo não havia diagnóstico para quem tivesse sintomas compulsivos e essas pessoas eram tratadas como irresponsáveis. Principalmente ao se tratar de assuntos específicos: compras, comidas, exercícios, álcool, medicamento, sexo, redes sociais, entre tantos outros. É neste universo de temas que se encontram os quatro personagens, envolvidos em uma trama com final surpreendente.  
A história se passa numa sala, no vigésimo nono andar de um edifício antigo da Zona Sul do Rio de Janeiro. Mary Help, Stuart, Eduard e Janet ficam presas na sala devido a falta de luz causada por uma tempestade que alaga toda a cidade. A partir daí iniciam uma terapia em grupo sem a presença da Dra. Spellman. Falam de sexo, morte, manias, desejos e frustrações de uma maneira hilariante. O que o público não sabe é o que está por trás deste encontro e o desfecho inusitado da trama.
EQUIPE
Regiana Antonini - Autora e atriz. Personagem: Mary Help
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 8 de julho de 1962. Inicia sua carreira no Rio de Janeiro e forma-se pela casa de Artes de Laranjeiras (CAL). Em sua trajetória, atua como atriz, diretora, dramaturga, professora, escritora, autora, redatora. Com sua peça "Futuro do Pretérito", ganhou o Prêmio Sharp de Melhor Autora,  em  1996.  Com o espetáculo "Aonde Está Você Agora", que também leva sua assinatura, obteve enorme sucesso de público e crítica durante anos. Além de atuar e dirigir, faz parte do time de roteiristas do programa "Zorra Total", da TV Globo, sendo autora do bordão "Te conheço", que tornou conhecida a atriz Maria Clara Gueiros.
Dirige o grupo de teatro Cia da Boca de Cena, com 1 7 jovens atores, que fazem parte de seu curso de dramaturgia e interpretação na Companhia de Teatro Contemporâneo. Em 2010, dirigiu com a companhia   seu   texto   "Claríssima", inspirado   na   obra de Clarice Lispector.
Em 20 anos de trabalho como autora já escreveu 48 textos teatrais, sendo que 32 deles foram montados. Entre seus textos estão: "Banheiro Feminino"; "Solteira, Casada, Viúva, Divorciada"; "Mulheres que Comem Bem"; "Doidas e Santas", livremente inspirada no livro de crônicas homônimo de Martha Medeiros.

Ernesto Piccolo - Diretor
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1962. Aos 12 anos de idade, entra para O Tablado, de Maria Clara Machado. Aos 18 anos, quando fazia a peça "Nossa Cidade", de Thorton Wilde, foi convidado por Janete Clair para fazer a novela "O Jogo da Vida", na Rede Globo, marcando sua estreia na televisão.  Aos 23 anos, começa a dar aula de teatro e também a acumular a tarefa de diretor.
Passa a ser um dos diretores mais ativos do teatro carioca, com diversos prêmios, sendo indicado duas vezes ao Prêmio Shell: melhor direção por "Diva" e na categoria Especial pelo desenvolvimento do projeto Oficinas de Criação de Espetáculo, que ele coordena e dirige no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.  Recebeu também o Prêmio Coca-Cola pela direção do musical infantil "A Guerrinha de Troia".

Simone Soares - Atriz e produtora. Personagem: Janet 
Formada em Publicidade, Simone Soares fazia locuções para rádio e TV em Taubaté (SP), sua cidade natal, e decidiu investir em importantes cursos de atuação, como o de Beto Silveira e o Macunaíma, na capital do estado, e ainda com os mestres Wolf Maya, Fatima Toledo e Camila Amado.
Em 1998, estreou na TV no elenco da primeira versão de "A História de Ester", na Record. Em seguida, atuou em Malhação, "A Lua me Disse", "Maysa", "Caras & Bocas", "Sete Pecados" e "Escrito nas Estrelas", entre outras, todas na Globo.
No remake da novela "O Astro", em 2011, vencedor do Emmy, ganhou destaque e críticas elogiosas; atuou na primeira fase da novela "Em Família", de Manoel Carlos.  Em 2015 fez participação na novela "Sete Vidas", de Licia Manzo.  Além da TV, Simone trabalha em teatro, publicidade e cinema.

Rafael Zulu – Ator. Personagem: Stuart
Ele estreou na televisão na novela "Prova de Amor", da Rede Record, interpretando o mergulhador Bira. Dois anos depois, migrou para a Rede Globo onde fez parte do elenco da novela "Sete Pecados", vivendo    o   personagem   Leonardo.   Rafael  também   fez participações nos seriados "Casos e Acasos" e "Toma Lá, Dá cá", mas o sucesso veio mesmo com o personagem Caco da novela "Caras & Bocas", que vivia um relacionamento inter-racial com Laís,  interpretada por Fernanda Machado. Sua mãe, Paulina, interpretada pela atriz Kenya Costa implicava com o casal, justamente com a mãe de Laís, Zoraida (Cristina Mutarelli). Em 2010, viveu o homossexual assumido Adriano, no remake "Ti Ti Ti".  Em 2011 atuou como Edvaldo na novela "Fina Estampa". Em julho de 2012, o ator assinou contrato com a Rede Record, emissora que o revelou.  Em 2014, assina novo contrato com a Rede Globo, para atuar na novela "Em Família", de Manoel Carlos.

Cacau Hygino – Ator. Personagem: Eduard
Cacau Hygino é ator por formação.  Em 1992, fez sua estreia profissional nas peças "Robin Hood - A Lenda e Lisístrata".  Em seguida atuou em "Amanhã é Dia de Pecar", "Uma Rosa Para Hitler", "Fofíssimas Ladies Show", "Ô Abre Alas" e "O Amigo Oculto".
Na TV fez participações em "Vira-Lata", "Cara ou Coroa", "América", "Amazônia", "Paraíso Tropical", "Sete Pecados", "Caminho das Índias", "Vida da Gente", "Dercy de Verdade" e "Os Homens São de Marte". Fez parte do elenco de Negócio da China", "SOS Emergência" e "Insensato Coração". Todos na Rede Globo.
Em 2015 participou da comédia inglesa "A Atriz", de Peter Quilter, estrelado por Betty Faria com direção de Bibi Ferreira.


Estreia: Hoje, 13 de outubro.
Temporada: Até 18 de dezembro de 2016
Local: Teatro dos Grandes Atores – Barra da Tijuca – Sala Vermelha
Endereço: Av. das Américas, 3.555 - Telefone: (21) 3325-1645
Funcionamento da Bilheteria: De 15 às 20h, exceto segundas-feiras

Horários: Quinta a sábado,  21h, domingos, 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min.