terça-feira, 25 de outubro de 2016

VIDA SAUDÁVEL

* Ana Shirley de França Moraes – Administradora e proprietária da Mais Natural RJ https://www.facebook.com/maisnaturalrj/
* Ana Carolina de França Moraes – Nutricionista e proprietária da Mais Natural RJ   E-mail: maisnaturalrj@gmail.com

 COMO FAZER AS CRIANÇAS COMEREM FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS?
Um dos problemas enfrentados pelas mães e avós é a dúvida de como levar seus filhos e netos a gostar de legumes e frutas. É justamente isso que desejamos trazer como contribuição para fazer com que os pequenos, desde cedo, passem a adquirir hábitos saudáveis de alimentação. Assim, apresentamos algumas dicas para que se possa motivar as crianças a comerem frutas, verduras e legumes.
RCriatividade nas refeições

Corte frutas e legumes de maneiras divertidas. Para preparar os pratos você pode usar purês coloridos de frutas ou legumes, adicioná-los a muitas receitas e montar pratos criativos. As crianças se sentirão motivadas a aceitar melhor os pratos mais bem apresentados. Siga a máxima: “Pessoas comem com os olhos, não só com a boca”.

RFaça uso diferenciado das frutas

Não tenha medo de experimentar usos diferenciados das frutas. Você pode transformar praticamente qualquer fruta em um picolé ou em um doce e ter uma sobremesa gelada e saudável. Faça gelatinas com frutas picadas. Quanto mais cor e sabor, maior a aceitação pela criança.

RCombine alimentos

Algumas crianças se desinteressam por certos vegetais por causa do gosto amargo. Solução? Misture vegetais amargos com os mais doces. Tente adicionar espinafre com batata-doce. Você vai ter uma mistura colorida e extremamente carregada com nutrientes. Use espinafre, berinjela, batata doce e outros vegetais e legumes em pó (Mais Natural RJ), colocando no feijão, em comidas cozidas em geral.

REnvolva as crianças com a cozinha

Convide as crianças a ajudar e a preparar novas receitas na cozinha. Desde fazer a lista de supermercado, como ir ao supermercado e decidir sobre o que comer, para encontrar o que querem e como querem comer certos alimentos. No supermercado, deixe-os escolher quais os alimentos eles querem e estão dispostos a tentar comer no setor de Horta e Frutas. Em casa, envolva as crianças na preparação e cozimento da refeição. Se eles participam, estarão mais propícios a experimentar a refeição saudável que acabaram de ajudar a fazer.

RPai e Mãe / Avós e Avôs: modelos a seguir

Os principais modelos a seguir por uma criança são pessoas mais próximas da família: mãe, pais, avó, avô; então. Você não pode obrigar seu filho a comer alface, se você não prepara ou não come. As crianças tendem a imitar tudo o que seus pais e parentes próximos fazem. Assim, é preciso demonstrar positivamente que os alimentos saudáveis ​​além de bons para a saúde, são saborosos.

RNão desista de oferecer legumes, verduras e frutas às crianças
Mesmo que as crianças não gostem da comida ou do que é oferecido a elas, não se pode tirar do cardápio da família legumes, verduras e frutas.  As crianças podem mudar o hábito da alimentação ao longo do tempo, não apenas com base na insistência dos pais e da escola, mas também na forma divertida e participativa de realização das refeições.

Esperamos que esta orientação auxilie as famílias na sua tarefa de educar bem para a alimentação saudável das crianças.