quinta-feira, 10 de novembro de 2016

"DESAFIOS DE EMPREENDER"

Prezado Leitor,

Hoje escolhi escrever sobre um assunto que muito interessa a todos os empreendedores e potenciais empreendedores: taxas de juros. Há poucas semanas andei pesquisando alguns bancos para analisar oportunidades de crédito.
Muitas vezes nós empreendedores precisamos de empréstimo para investimentos em equipamentos, infraestrutura ou até mesmo como capital de giro. Pois bem, eu fui correr atrás dos nossos famosos bancos para levantar as taxas de juros.

Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estavam no meu roteiro. Analisando todas as taxas descobri uma triste realidade, a taxa informada em todos os bancos não correspondia à taxa real de juros quando eu calculava as parcelas x tempo de pagamento. A taxa real era de 1 a 2 % maior que a informada. Quando argumentei com um dos gerentes sobre isso, ele me deu uma pequena explicação sobre outras taxas embutidas e que a taxa informada nunca é a taxa real. Então, perguntei: “por que não explicam isso de imediato para os clientes?” E não tive uma resposta coerente.
Por isso, o “DESAFIO DE EMREENDER” de hoje é: TENHA UM BOM CONHECIMENTO FINANCEIRO PARA ADMINISTRAR SEU NEGÓCIO. Você não precisa ser formado em finanças ou economia, mas precisa entender um pouco mais que o básico, para não tomar decisões baseadas em informações erradas.
Para isso, vou te dar algumas dicas:
·         Aprenda a usar uma calculadora financeira. Isso vai mudar sua vida! Mas, caso ainda não saiba, quando quiser analisar taxa de juros de empréstimo, pode usar a simulação do site do Banco Central através da “calculadora do cidadão” isso já irá ajudá-lo muito.  Segue o link: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/jsp/index.jsp

·         Esteja familiarizado com termos básicos de finanças e economia como: JUROS COMPOSTO, VALOR FUTURO, TAXA SELIC, TAXA IGP-M, IPCA, COPOM, TAXA CDI... Entre outros. Estude! Faça um cursinho básico, leia livros, participe de workshops, acompanhe blogs e sites. Informação nunca é demais.

·         Acompanhe de perto sua dividas. Busque alternativas de financiamentos, estude os juros, veja linhas de credito para micro empreendedor... E tome a melhor decisão possível para a saúde financeira do seu negócio.

·         Converse com seu gerente. Seja franco e objetivo com seu gerente. Ele tem que te ajudar e não o contrário. Um bom gerente se preocupa com os reais interesses do seu cliente e não somente com suas metas.

Compartilhe comigo os seus desafios de empreender, me envie suas curiosidades, dúvidas, sugestões, criticas... Quero que essa coluna seja escrita a muitas mãos.


Até o próximo “Desafio de Empreender”!
Abraços,
Lavilha Sá.