sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes


                 RETROSPECTIVA 2016, CURTA E GROSSA

O ano de 2016 é para ser esquecido pela maioria dos brasileiros. Foi um ano de muito desemprego e vendas reduzidas. Na indústria automobilística e na motociclística não foi diferente. Vamos conferir alguns fatos importantes.

ANO DOS SUVS

Este foi o ano dos SUVs, dos utilitários esportivos, aqui no Brasil. Várias marcas mostraram modelos novos no Salão de São Paulo que já estão chegando no mercado. Em dezembro testei dois da Hyundai, o compacto Creta e o médio New Tucson. Em fevereiro a Renault lança para a imprensa o Captur.


NISSAN KICKS FOI TOP

 
O lançamento mais representativo do ano foi o SUV compacto Nissan Kicks. Primeiro porque foi lançado no Brasil e vai ser comercializado em vários países pelo mundo. Segundo, porque foi a vedete da marca durante a Olimpíada Rio 2016, patrocinada pela Nissan. Inicialmente importado do México numa versão top em 2017 chegará ao mercado o Kicks produzido no Brasil e com versões mais em conta.

CHEVROLET ONIX É O LIDER






Mais uma vez o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil em 2016. O carro também recebeu vários prêmios e ficou mais sofisticado e conectado.


 
 
 
 
GM É A MARCA MAIS VENDIDA

A General Motor, dona da marca Chevrolet, foi a grande vencedora num mercado em declínio, além de ter o Onix como o mais vendido do ano venceu também no geral deixando a Fiat em segundo, Volkswagen em terceiro.

HONDA INSUPERÁVEL NAS MOTOCICLETAS

Apesar da queda do mercado dos veículos de duas rodas a Honda lidera com facilidade e não tem ninguém por perto para ameaçá-la. A Honda tem aproximadamente 80% do mercado com a Yamaha bem distante em segundo.

SALÃO DO AUTOMÓVEL MAIS CONFORTÁVEL

Desde que foi criado nos anos 1960 o Salão do Automóvel de São Paulo, pela primeira vez mudou de local, saiu do Parque de Exposições do Anhembi e foi para o Imigrantes que fica mais distante mas tem mais conforto porque possui estacionamento maior e ar condicionado mas nesta primeira edição no novo local alguns problemas aconteceram mas devem ser sanados para a próxima edição em 2018.

MOTORES DE TRÊS CILINDROS

Os motores de 3 cilindros estão na moda. São mais leves e tem mais eficiência energética mas são um pouco mais barulhentos. Os lançamentos mais recentes foram da Fiat que equipou o Uno e o Mobi e da Renault que já equipa o Sandero, o campeão de vendas da marca.

CARROS HÍBRIDOS GANHANDO MERCADO

Um carro híbrido era quase um ET, as pessoas ficavam impressionadas quando se deparavam com um mas com as vendas aumentando isso começou a diminuir. O Toyota Prius e o Ford Fusion Hybrid são as duas estrelas da categoria no Brasil mas outros modelos estão chegando no mercado. O Ford Fusion Hybrid recebeu o prêmio Carro Verde da ABIAUTO – Associação Brasileira de Imprensa Automotiva.

COMPETIÇÕES EM ALTA

Este ano várias categorias do automobilismo e motociclismo fizeram sucesso pelos autódromos. No automobilismo a Stock Car continua sendo a categoria top mas Porsche Cup, Mercedes-Benz Challenge e Brasileiro de Turismo foram categorias muito competitivas e com um belo e profissional espetáculo. Em dezembro ainda teve a estreia da categoria Inter, primeira categoria de monopostos nacionais com sistema "seat and drive", baixos preços e com extenso pacote promocional, de entretenimento e de mídia. No motociclismo tanto no asfalto como no off road as coisas ferveram. Teve até uma final internacional de motovelocidade em Goiânia para motos clássicas de 250 e 350 cc. Na próxima edição eu conto mais fatos importantes de 2016.