sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes



 
 
 
 
     FORD MOSTRA O FUSION HYBRID AUTÔNOMO

Só para esclarecer para quem não esta acompanhando, a indústria automotiva esta desenvolvendo carros autônomos, que conseguem andar sozinhos e a Ford revelou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração que será exibido ao público pela primeira vez em janeiro, em eventos que vão acontecer nos EUA. O modelo usa a plataforma atual de veículo autônomo da Ford, mas com um novo programa de computador com maior poder de processamento. Os controles elétricos estão mais perto da fase de produção e ajustes feitos na tecnologia de sensores, incluindo seu reposicionamento, permitem que o carro veja melhor o que está ao seu redor.
 
Os novos sensores LiDAR, instalados no teto, têm um design mais elegante e um campo de visão mais focado, o que permite ao carro usar agora apenas dois sensores, em vez de quatro, com a mesma capacidade de processamento de dados. O novo modelo também avança nos dois elementos principais para a criação de um veículo autônomo – a plataforma, que é uma versão atualizada do carro em si, e o sistema de direção virtual. No design, o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração segue a linha do Fusion atual, que estreou globalmente há três anos. Esse desenvolvimento faz parte do plano da Ford de iniciar a produção em alto volume de um veículo totalmente autônomo de nível 4 da SAE para operação comercial em 2021, em serviço de compartilhamento ou carona. Para aprimorar seu desenvolvimento nessa área ela está investindo ou fazendo parceria com quatro start-ups e mais que duplicou suas equipes no Vale do Silício e no campus de Palo Alto. Com base em mais de uma década de pesquisa em veículos autônomos, o primeiro carro totalmente autônomo da Ford será um modelo de nível 4, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos. Ele será projetado para operar sem volante, acelerador ou pedal de freio, para uso em serviços comerciais de compartilhamento ou carona dentro de uma área geográfica limitada.
        FORD FUSION COM MOTOR HÍBRIDO

Estou fazendo um teste mais longo com o Ford Fusion Hybrid que possui um motor a gasolina de 190 cavalos e outro elétrico. O carro é um escândalo, muita tecnologia, espaço, conforto, economia enfim, é um carro correto para os dias de hoje pela sua eficiência energética e foi eleito o Carro Verde pela ABIAUTO – Associação Brasileira de Imprensa Automotiva. A experiência com ele é diferente, tem suas particularidades. Primeiro, ao ligar, o silêncio é total, apenas o motor elétrico é acionado e se você não se certificar no painel de que ele esta pronto para andar, capaz de achar que o carro não esta nem ligado, mas está. Isso é ótimo, quanto menos poluição sonora melhor e ainda torna o ambiente mais limpo. Imagina uma vaga apertada, numa garagem, num subsolo, que você tem que executar várias manobras para sair e o carro botando gás carbônico pra fora ? No Fusion Hybrid isso não acontece. Além de silencioso o sedan é econômico e faz aproximadamente 16 km/l de gasolina no perímetro urbano o que é muito bom para o seu tamanho, isso acontece porque em muitas vezes é o motor elétrico que esta levando o carro e quando entra em operação o motor a gasolina essa é a média de consumo alcançada. Um sedan com as dimensões do Fusion Hybrid e motor a gasolina certamente consumiria o dobro. O preço é de R$163.700 e eu vou continuar andando com este carro e depois conto mais
             JAC T5 COM CÂMBIO AUTOMÁTICO

Neste final de 2016 também testei o JAC T5 com câmbio automático CVT. O utilitário esportivo esta bastante equilibrado, o motor 1.5 VVT 16V Flex, 127 cavalos, não é um canhão mas no dia dia atende bem e o que é melhor, não gasta muito.

O câmbio funciona bem, é só colocar a alavanca na posição Drive e sair por aí. Também tem a opção de trocas das marchas de forma manual. O modelo é completo e pode vir com central multimídia com Mirror Link em tela de 8” e câmera de ré. Para mais conforto também tem sensor de estacionamento.
 
Gosto do desenho deste carro que tem rodas de 16”. Internamente o acabamento agrada, os materiais usados no revestimento dão um ar agradável ao modelo. Mantendo a política de colocar no mercado carros completos com bom preço a JAC esta comercializando o T5, com câmbio automático CVT, por R$69.990.
CRISE

Mais uma concessionária de motocicletas fecha as portas no Rio de Janeiro. Desta vez foi a W Crazy que representava a Suzuki desde o início dos anos 1990. Com isso, mais uma vez, a marca fica representada apenas pela tradicionalíssima Ego Moto Center que desde a década de 1970 atua no mercado.
MEGA 2017

No ano de 2016 a indústria automobilística teve vendas no mesmo patamar de dez anos atrás. A indústria de motocicletas também viu as vendas despencarem. O ano de 2016 foi muito ruim e tão ruim que 2017 tem que ser melhor. Desejo a todos um MEGA 2017 com muita saúde, paz e realizações a mil por hora.