sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Novo Secretário de Transportes confirma

 Especialista na área de transportes, Vice-Prefeito eleito, Fernando Mac Dowell, deverá participar de debate sobre esse tema durante o ITS 2017

O Vice-prefeito eleito, Fernando MacDowell, confirmou a informação que havia revelado durante a mesa redonda organizada pela Planeja / Casa Viva para discutir a proposta dos novos prefeitos para a área de Gestão de Resíduos e anunciou, ao ser diplomado com o Prefeito Marcelo Crivella, que pretende municipalizar o metrô do Rio, hoje sob concessão do Estado para a concessionária Metrô Rio.

Mac Dowell, que teve seu nome confirmado nesta última quinta-feira (15/12) também como secretário de Transportes do governo Crivella, toma posse na Prefeitura do Rio em 1º de janeiro, e já confirmou sua participação no Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS 2017), marcado para o dia 30 de março, na sede do SINDUSCON RIO.

"Estamos vendo a possibilidade de assumir o metrô do Rio. O metrô está com capacidade de 86% em comparação à capacidade original. Isso não pode", disse o engenheiro. Mac Dowell tem 71 anos e foi responsável técnico pela criação do metrô. Segundo ele, a estatização seria feita através de um acordo entre Estado e Município. 

Segundo o Site G1, a Secretaria de Estado de Transportes, ao comentar a proposta, informou que o Governo do Estado "tem grande interesse em estabelecer parcerias com a administração municipal no sentido de viabilizar novas expansões do metrô dentro do município, como, por exemplo, o trecho Estácio-Carioca-Praça XV e a Linha 4 até a Alvorada, o Recreio e Jacarepaguá".

Fernando Mac Dowell disse também que vai analisar a possibilidade de diminuir a velocidade dos ônibus nos corredores BRS e informou que a tarifa do BRT poderá ser revista: "Não tenho nada contra o BRT, e sim contra não repassar os benefícios ao usuário. Estamos fazendo esse cálculo", afirmou o futuro secretário de Transportes.