quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Parceria entre o Marina e o Hemorio para campanha de doação de sangue em Fevereiro

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, que poderá ser concretizado no próximo dia 11 de Fevereiro no Marina. É simples, seguro e a maioria da população pode doar. Por ano, no mundo, são colhidas cerca de 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, onde estão menos de 20% da população (dados de 2016 da OMS - Organização Mundial de Saúde).

A Organização preconiza que um suprimento adequado só pode ser assegurado por meio de doações regulares, de voluntários não remunerados. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doam sangue.  
 
A ONU, Organizações das Nações Unidas, considera "ideal" uma taxa entre 3% a 5% da população, como ocorre por exemplo no Japão e Estados Unidos.  Em alguns períodos do ano as doações  se tornam mais escassas, por isto escolhemos, em parceria com o Hemorio, uma data próxima ao Carnaval, quando os estoques costumam baixar para fazer nossa campanha, explica Isabela Veiga. Cada bolsa de sangue coletada pode ajudar várias pessoas, pois o sangue é separado em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco.
No Brasil, podem doar pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também são aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. Deve também portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
A campanha acontecerá no dia 11 de fevereiro, das 10h as 15h, na Sala Multiuso. Marque na sua agenda e compareça.