sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes
 





      HONDA CIVIC TOP DE LINHA     
 
O Honda Civic chegou a sua 10ª geração e já abocanhou diversos prêmios de Carro do Ano, merecidamente. Eu testei a versão top, nominada Touring, que tem muito luxo e tecnologia mas a primeira coisa que tem que ser dita é que o carro tem um design moderno e esportivo que acaba agradando dos jovens aos idosos, as rodas de liga leve são muito bonitas e os faróis, farol de neblina e lanternas são em LED. A Chave (Smart Key) tem botão para acionamento remoto do motor e Smart Entry que é o travamento e destravamento das portas por sensor de aproximação na chave.
 
Ao entrar no carro a sensação também é de esportividade e particularmente a versão Touring encanta pelas novidades como a Lane Watch, uma câmera colocada externamente, na ponta do retrovisor direito, que manda imagens para a tela do painel de 7” toda vez que você liga a seta para a direita. Com isso você vê na imagem até o ponto cego dos retrovisores podendo fazer a conversão com muito mais segurança. O painel digital de alta resolução com muita informação e principalmente com a indicação digital da velocidade, imprescindível nos dias de hoje com tantos radares, o mapa de navegação em 3D colorido, o volante de ótimas dimensões e teclas multi função, acionamento do freio de mão por tecla, botão star/stop para acionar o motor, ar condicionado digital, teto solar One Touch, bancos em couro com desenho e acabamento primoroso enfim, sem andar no carro a impressão que fica é das melhores. Também andando o prazer é enorme, o motor é um 1.5 com turbo e injeção direta de combustível que gera 173 cavalos de potência e o câmbio automático CVT tem 7 marchas e borboletas no volante para trocas manuais. Gostei do desempenho do carro não apenas nas acelerações do esperto motor mas também da dinâmica do carro nas curvas. Aí você fica imaginando que o motor é potente e o consumo deve ser grande mas não é isso que acontece. Andando no perímetro urbano e confesso, abusando um pouco de arrancadas na saída dos sinais ou pisando mais fundo para fazer ultrapassagens, verifiquei no computador de bordo o consumo em 11 km/l de gasolina, o que é muito bom para um sedã médio. O preço do Civic Touring é R$124.900 mas ele é o top da linha que começa com a versão Sport a partir de R$87.900. Essa 10ª geração do Civic já é um sucesso e só não é maior porque o país continua atravessando uma crise e as vendas, no geral, continuam modestas.
             BOLA DENTRO DA PEUGEOT NO RIO OPEN DE TÊNIS
Mais uma vez a Peugeot patrocinou o Rio Open de Tênis que é o maior evento do esporte na América do Sul, torneio que vale 500 pontos no ranking da ATP, Associação de Tênis Profissional. O público, selecionado  e de qualidade e curtiu os carros da marca expostos em diversos pontos do Jockey Club Brasileiro onde se realiza o evento.
L




Logo na entrada  destaque para os modelos 2008 e o 3008.                                 





AUTÓDROMO DO RIO, BOAS NOTÍCIAS
Mais de 40 entidades ligadas ao automobilismo e motociclismo, que estão apoiando o Movimento Pro Autódromo, estarão representadas no próximo dia 08 num encontro com o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella,  que promete boas notícias. O vereador Carlo Caiado, que abraçou a causa, é o elemento de ligação entre as entidades e o Prefeito. Depois da destruição do Autódromo de Jacarepaguá pelo ex-prefeito Eduardo Paes, que prometeu, prometeu e prometeu e não cumpriu e nem atendeu a justiça construindo um novo autódromo em Deodoro, parece que agora o projeto vai andar com apoio de Marcello Crivella. Vamos ficar de olho.
ENCONTRO DE VETERANOS DO MOTOCROSS    
          
Vai ser no dia 18 de março o encontro anual dos pilotos veteranos do motocross do Estado do Rio de Janeiro, na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira. Foi lá que o motocross do estado começou a se desenvolver na década de 1970 e onde foram construídas várias pistas para a prática do esporte.
ESTE ANO TEM SALÃO DUAS RODAS
Motociclistas de todo Brasil, como o ano começa depois do carnaval  coloque na sua agenda a data  do maior evento de 2017 que é o Salão Duas Rodas em São Paulo. Vai se de 14 A 19 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center que fica na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, mesmo lugar onde aconteceu o Salão Internacional do Automóvel no ano passado. 
MUDANÇAS NO RALLY MITSUBISHI
O mais tradicional evento do off-road brasileiro, o Rally Mitsubishi ou Mitsubishi Cup, tem muitas novidades para a temporada 2017. Esta prevista prova noturna, disputas lado a lado com dois carros largando junto e uma etapa de "endurance" com prova única de 90 km. Serão 7 etapas começando no dia 01 de abril no complexo Velo Città / Mogi Guaçu (SP).