sexta-feira, 3 de março de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

 João Mandes








      CONECTADO CHEVROLET CRUZE SPORT6        

  

Na época de seu lançamento comentei aqui na coluna o Chevrolet Cruze Sport6 que é o Cruze hatch. Agora tive a oportunidade de andar com o modelo por um período mais prolongado e trago mais observações importantes. Um dos diferenciais do carro é a conectividade através do sistema My Link e do On Star, que só os carros da Chevrolet tem. Por meio dessa tecnologia o usuário tem os serviços de navegação, concierge, emergência, segurança e recuperação veicular simplesmente acionando uma tecla situada no retrovisor interno ou através de um App para smartphone. 


Testei bem este sistema e por ele você pode abrir e fechar as portas do carro à distância, colocar um limite de velocidade e receber comunicado no smartphone se o limite foi excedido, tem também Alerta de Valet quando você recebe uma mensagem se o seu carro se afastar mais de 500 m da onde você entregou ele, Alerta de Rodízio, caso sua cidade tenha essa prática, diagnóstico a distância, agendamento de serviços, pressão de pneus e até a recuperação do veículo em caso de roubo já que ele esta sempre monitorado por uma central. Outro detalhe que me agrada muito neste modelo é o motor 1.4, 4 cilindros, Turbo Ecotec que gera 150 cavalos usando gasolina com 24 kgfm de torque e 153 cavalos usando só etanol com 24,5 kgfm de torque e o câmbio é automático de 6 velocidades. Segundo o INMETRO o consumo, usando só gasolina, fica em 13,6 km/l na estrada e 11,3 km/l no perímetro urbano. O Cruze Sport6 é um hatch sofisticado, tem alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e assistente de permanência na faixa. Este último detecta a saída involuntária da faixa e avisa ao motorista ao mesmo tempo que vai corrigindo a trajetória para que o carro fique entre duas faixas. São duas versões, a LT por R$91.790 e a LTZ por R$103.290, bastante completa, com teto solar, display de 8” colorido, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e chave que abre o carro por sensor de aproximação. Um luxo com esportividade, muita tecnologia e segurança.


                             EQUILIBRADO VOLKSWAGEN GOLF TSI  

O Volkswagen Golf é o carro mais vendido da marca alemã na Europa mas no Brasil, pela natureza de um mercado de modelos mais compactos, o Golf tem vendas mais modestas que vem crescendo. O carro tem muitos predicados e a versão TSI tem um equilíbrio que atende bem muitos brasileiros. Digo isso porque o brasileiro adora tirar uma onda, adora ser melhor que seus próximos e o Golf, por ter dimensões maiores, já coloca seu comprador numa classe superior mas, apesar de todo conforto e segurança, não tem um motorzão de impressionar mas sim um equilibrado propulsor 1.0 bem econômico e que polui menos. Esse motor 1.0 Flex tem 3 cilindros, turbo compressor, injeção direta de combustível e  gera 125 cavalos de potência usando só etanol e 116 cavalos usando só gasolina e a versão testada tinha câmbio manual de 6 velocidades. 




O  torque é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm e assim a arrancada, a saída de um quebra-molas, as subidas e as ultrapassagens não decepcionam.  Muita gente vira a cara quando fica sabendo que o motor é 1.0 mas esse é diferente, consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 194 km/h.  




Andando no perímetro urbano o consumo ficou sempre próximo de 11,5 km/l e na estrada foi para 16 km/l, sempre usando só gasolina. O Volkswagen Golf no seu interior recebe revestimentos de qualidade com ótimo acabamento. A cabine é silenciosa e o sistema de infotainment é o “Composition Media” com tela de 6,5” sensível ao toque. Na proteção 7 air bags, controle de estabilidade e tração. Para melhor conforto ar condicionado digital em duas zonas e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com monitoração através de gráfico na tela. A versão TSI é a mais barata do Golf e custa R$77.247.   

FÓRMULA 1 E MOTO GP JUNTOS

As duas maiores categorias do esporte a motor, a Fórmula 1 e a Moto GP começam a temporada 2017 no mesmo dia, 26 de março. A Fórmula 1 começa na Austrália, duas horas da manhã, enquanto a Moto GP, no Catar, tem suas provas a partir das 12 horas começa a categoria Moto 3, depois a Moto 2 às 13:20 h e a Moto GP às 15 h. Vai ser um dia animado.
         

PARABÉNS NISSAN

               

Pelo terceiro ano consecutivo a Nissan patrocinou a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro que chegou na brilhante terceira posição. Ela é a única montadora a participar diretamente na maior festa popular do Rio de Janeiro.


MOBILIDADE DEMAIS COMPROMETEU  


No Rio de Janeiro a linha 4 do Metro e a extensão do sistema BRT que foram feitos para a Olimpíada levaram gente de toda a cidade para a Barra da Tijuca que ficou impraticável. Foi gente além das expectativas para participar de blocos em áreas sem estrutura para receber tanta gente. Sair de carro no bairro então nem pensar. Um caos.