sexta-feira, 10 de março de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes
 



             HONDA NC 750X ABS, AINDA MELHOR  
 
Para quem quer uma moto de média cilindrada boa para andar na cidade, boa para a estrada, que ainda pode acelerar em pisos de terra, prática, econômica, segura e confortável uma ótima opção é a Honda NC 750X ABS. É confortável porque tem partida elétrica, indicador de marchas e de consumo instantâneo no painel e pelo equilíbrio das suspensões, telescópica na dianteira e Pro Link na traseira, que superam bem as imperfeições do asfalto.
 
 É prática pelo compartimento para guardar o capacete ou pequenos volumes no local onde normalmente esta o tanque de combustível de uma moto. É segura porque além de toda confiabilidade de uma moto Honda tem freios ABS o que sempre recomendo. Se for comprar uma moto opte pelo modelo ou versão que tenha freios com o sistema anti travamento das rodas intitulado ABS. É econômica porque seu motor dois cilindros de 54,5 cavalos de potência, injeção eletrônica PGM-FI  e transmissão de 6 velocidades, com bom torque em baixas rotações pode fazer com que o modelo consuma aproximadamente 30 km/l de gasolina, se o condutor não tiver a mão muito pesada e na estrada pode até passar dos 40 km/l. Andando no trânsito a NC 750X mostrou sua agilidade, a posição mais alta do guidão facilita circular no “corredor” e as manobras entre os carros parados num sinal também fluem bem. Em vias mais rápidas o para-brisas, maior que o da versão anterior, mostra a sua utilidade tirando a pressão do vento de cima do condutor, o que é mais um ponto favorável no item conforto. A sexta marcha é bem longa, ótima para esticar a velocidade e andar com menos giros no motor. As rodas são de 17” e os pneus, com desenho indicado para o asfalto, aliados a boa ciclística do modelo, permitem uma tocada com segurança. Andando à noite o farol de LED é ótimo e a visibilidade do painel digital é perfeita. Na próxima edição vou trazer mais comentários sobre esta motor que no site da Honda esta sendo vendida com um bônus e assim, para pagamento à vista, o preço cai de R$36.500 para R$31.500, com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24 horas. Aproveitem !
CARROS MAIS VENDIDOS DE FEVEREIRO
As vendas de veículos continuam decepcionando as montadoras, em fevereiro foram negociadas 135,7 mil unidades, 7,8% abaixo das 147,2 mil comercializadas em janeiro e 7,6% menor em relação as 146,8 mil do mesmo período do ano passado. Vamos ao top 10. Com quase o dobro do segundo colocado o Chevrolet Onix continua sendo o mais vendido do mês com 11.980 unidades. Hyundai HB20 manteve a segunda posição com 6.521 e Ford Ka manteve o terceiro com 5.765, Volkswagen Gol ocupa o quarto posto com 4.564. Depois temos Renault Sandero em quinto com 4.181, Honda HR-V em sexto com 3.594, Toyota Corolla em sétimo com 3.469, Chevrolet Prisma em oitavo com 3.368, Volkswagen Fox em nono com 3.156 e Fiat Palio em décimo com 3.082.
COMERCIAIS LEVES DE PONTA  
        
A surpresa em fevereiro foi a picape Fiat Toro ( FOTO ) assumindo a liderança dos comerciais leves mais vendidos com 3.582 unidades.




A Fiat Strada, que durante muito tempo ficou a frente, esta em segundo com 3.289. Em terceiro Volkswagen Saveiro com 2.992, em quarto Toyota Hilux com 2.034 e em quinto Chevrolet S10 com 1.664.
 
 
 
AUTÓDROMO DO RIO
O Autódromo de Jacarepaguá foi demolido em 2012 com a promessa de se construir outro em Deodoro mas o Prefeito Eduardo Paes infelizmente não cumpriu o acordo e o Rio de Janeiro ficou sem autódromo. Com isso foi criado o Movimento Pro Autódromo, que associado ao trabalho incansável do Vereador Carlo Caiado, conseguiu sensibilizar as autoridades e foi assinado no último dia 8 de março, no Palácio da Cidade, a criação de uma PMI, Procedimento de Manifestação de Interesse, onde a iniciativa privada é incentivada a tocar o projeto com ajuda do estado e do município no sentido de desburocratizar e agilizar todas as fase do projeto. O maior incentivador desta ação foi o Prefeito Marcelo Crivella que quer a volta das competições no Rio de Janeiro e também trazer eventos internacionais. A nova pista será no terreno de Deodoro, já indicado para este uso, que fica a 20 minutos da Barra da Tijuca pela via expressa Trans Olímpica e assim os visitantes poderão se hospedar nos inúmeros hotéis da Barra, alguns até foram construídos para a Olimpíada e estão sub utilizados. Estiveram presentes ao evento inúmeras autoridades federais, estaduais e municipais, dirigentes do automobilismo e motociclismo, representantes de mais de 50 entidades ligadas aos esportes a motor e pilotos de várias categorias destacando os da Stock Car, Cacá Bueno, Felipe Fraga e Bia Figueiredo e o ex-piloto de Fórmula Indy Gualter Salles. Assinaram o documento o Governador do Estado Luiz Fernando Pezão e o Prefeito da Cidade Marcelo Crivella que afirmou que “A desunião aumenta a crise é hora de união”. Com a criação desta PMI esta aberta a porta para uma empresa manifestar seu interesse no projeto, parece que já tem uma interessada,  e que num futuro breve o Rio de Janeiro volte a ter o seu autódromo. 
FENÔMENO TOYOTA COROLLA
Na véspera da chegada do modelo 2018, com alterações significativas, o Toyota Corolla foi o sedã mais vendido no mês de fevereiro com 3.469 unidades comercializadas desbancando o Chevrolet Prisma que caiu para segundo com 3.368. O curioso é que o Corolla é um sedã médio, bem mais caro, enquanto o Prisma é um sedã compacto.