sexta-feira, 17 de março de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes








     BONITO E ESPERTO RENAULT LOGAN 1.6
O Renault Logan, quando foi reestilizado, ficou muito mais bonito e passou a ter uma melhor atenção do público. O modelo vem melhorando a cada ano e eu testei o Logan com o novo motor 1.6 Sce – Smart Control Efficiency, Flex, 4 cilindros, 16V, que desenvolve até 118 cavalos, usando só etanol, com torque de 16,0 Kgfm. São 12 cavalos a mais do que o do antigo motor 1.6 de 8V. Com câmbio manual de 5 velocidades o carro arranca bem, retoma a velocidade com disposição e sai dos quebra-molas em segunda marcha, fácil.
 
Esse motor também é utilizado no Nissan Kicks mas o Logan é mais leve em quase 100 Kg o que melhora a performance em comparação com o SUV da Nissan. Para a economia tem o sistema Start & Stop que desliga e liga o carro automaticamente em paradas curtas e agora o Logan 1.6 passou a ter nota A pelo consumo geral no Inmetro, era B. Agora faz 13 km/l de gasolina na cidade. A direção com assistência eletro-hidráulica traz conforto. No interior os materiais utilizados no revestimento dão uma aparência boa, não indicam sofisticação mas também não se tem a sensação de estar num carro espartano. Gostei muito do revestimento dos bancos que tem desenho moderno e textura agradável e a posição de dirigir também é confortável. A central multimídia tem tela de 7” sensível ao toque. O espaço interno é bom, um dos pontos mais positivos do modelo e outro destaque é o porta-malas de 510 L. Esse Logan com motor 1.6 16V tem preço inicial de R$52.750, para a versão Expression, e R$56.400 para a Dynamique.
CHARMOSO UNO SPORTING  
Uma opção interessante para quem quer ter um Fiat Uno mais exclusivo é a versão Sporting que como destaques tem pintura e frisos especiais, molduras pintadas nos faróis auxiliares, maçanetas na cor do veículo, lanternas traseiras escurecidas fumé, minissaias laterais na cor do veículo, spoiler na tampa traseira, molduras pretas nas caixas de roda, ponteira dupla cromada no escapamento e rodas de liga leve de 15”.
Apesar do nome Sporting claro que ele não é um esportivo mas ficou com a aparência. Seu motor é o 1.3 Fireflex que desenvolve até 109 cavalos. No dia a dia dá mais prazer andar neste 1.3 ao invés de um 1.0, as arrancadas são mais rápidas, se comporta melhor nas subidas e também é econômico, de série tem o sistema Start & Stop.
 
 Só com gasolina no tanque o consumo no circuito urbano ficam um pouco acima de 13 km/l e na estrada pode chegar a 18 km/l. O preço do Fiat Uno Sporting é R$50.330 enquanto a versão mais barata do Uno, a Acttrative com motor 1.0, custa R$ R$42.680.
MOTORZÃO DA FIAT TORO 2.4 FLEX
Eu estava com a picape Fiat Toro Freedon, com motor 2.4 Flex, e peguei um amigo para irmos juntos num evento. Ele, também proprietário de uma Fiat Toro mas com motor 1.8 Flex, tomou um susto quando fui obrigado a fazer uma arrancada rápida. “A minha não anda tudo isso não !” disse ele,  e tive que explicar que era versão da Toro Flex, top, com 186     cavalos de potência, usando só etanol, e 174 cavalos usando só gasolina com torque máximo de 24,9 kgfm, usando etanol.
 
O câmbio desta versão é automático de 9 velocidades e para quem quer motor com disposição e carrega muita coisa na caçamba é a melhor opção com motor Flex, a Toro também tem a versão com motor diesel que tem maior valor, R$109.290, e a Freedon 2.4 Flex custa R$98.730. No último mês de fevereiro a Fiat Toro assumiu a liderança no mercado de picapes, aqui no Brasil, isso indica que ela esta caindo no gosto popular mas acho também que com a crise que o país atravessa muita gente deve estar sem grana para comprar picapes maiores e assim estão indo para este novo segmento inaugurado pela Renault Oroch com a Fiat Toro sendo lançada um pouco depois.
MAIS DA HONDA NC 750X    
      
Na edição passada eu comentei minha experiência com a motocicleta Honda NC 750X, e agora trago mais alguns destaques. Eu gostei muito do design e enquanto estive com a moto muita gente comentou comigo que gostou do estilo. A NC foi lançada com motor 700 e agora esse motor, que na verdade é o motor do automóvel Honda Fit cortado ao meio, passou para 750. A arrancada ficou bem melhor em relação ao modelo anterior que parecia meio amarrado. O painel de instrumentos é de LCD com dimensões maiores e agora conta com a função ECO, que além de ajudar o piloto a reduzir o consumo do combustível, possibilita a personalização das cores emitidas, muito bom. A Honda NC 750X continua sendo vendida com bônus de R$5.000 e assim seu preço passa para R$31.500. 
LANÇAMENTOS DA SEMANA
Numa semana foram mostrados para a imprensa, com riqueza de detalhes, três lançamentos, Honda W-RV, Novo Toyota Corolla e a  Nova Nissan Frontier que chega a 12ª geração. Sobre essas novidades eu comento a partir da próxima edição.