sexta-feira, 7 de abril de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes







    CHEVROLET TRACKER 2017 NA BRIGA 

Este ano eu já comentei algumas vezes sobre o crescimento do mercado de SUVs, os utilitários esportivos, com a chegado no mercado de alguns novos modelos. A Chevrolet já tinha o seu Tracker que foi reestilizado e ganhou novidades para mantê-lo na briga. O motor agora é o 1.5 Turbo que desenvolve 153 cavalos de potência com 4,5 kgfm de torque e o câmbio é o automático de 6 velocidades denominado AT6, com possibilidade de trocas manuais na alavanca situada no console e é uma pena que isso não possa ser feito em borboletas no volante que é muito mais rápido e confortável. Para ligar o motor tem botão no painel e tem o sistema Start Stop que desliga o carro momentaneamente para economizar combustível nas paradas que acontecem no trânsito ou num sinal fechado. O Chevrolet Tracker 2017 recebeu alterações no estilo, achei que ficou mais bonito, novas rodas de 18”, lanternas traseiras em LED, iluminação diurna dianteira também em LED, alerta de ponto cego nos retrovisores o tempo inteiro e não apenas quando se liga a seta. Se entrar algum veículo ou objeto no ponto cego um sinal acende no retrovisor e se a seta estiver ligada esse sinal luminoso passa a piscar para um alerta maior ao motorista.
 
Gostei da praticidade para se rebater os bancos que ficam quase planos facilitando a colocação de cargas. Esse motor de 153 cavalos tem disposição e o conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, também usado em outros carros da marca Chevrolet, funciona muito bem. Se resolver andar rápido é só meter o pé no fundo do acelerador que o motor não demora para responder apesar de ter um turbo que normalmente apresenta um pequeno intervalo para responder mas novas tecnologias estão diminuindo muito esse intervalo. O interior tem bom padrão e muita conectividade com o Chevrolet My Link que faz integração com Android Auto e Apple Carplay do em tela sensível ao toque de 7” e ainda tem o concierge eletrônico On Star. O Chevrolet Tracker 2017 custa R$81.990, preço competitivo e atendimento numa das maiores redes de concessionárias do Brasil.
                    SOFISTICADO SCOOTER HONDA  SH 150i
A Honda demorou um pouco para entrar na disputa pelo mercado brasileiro de scooters mas depois que entrou embalou rápido e assumiu a liderança folgada. Agora ela lança a SH150i que possui sofisticação não encontrada na concorrência.
Os freios possuem o sistema ABS nas duas rodas, num compartimento situado na esquerda, embaixo do guidão, existe uma tomada 12 V e espaço para deixar o smartphone recarregando, tem ainda a chave que destranca e possibilita ligar por sensor de aproximação, é a Smart Key,  painel com computador de bordo, faróis e lanterna de LED e sistema Idling Stop, que é o desligamento automático numa parada momentânea e o religamento automático, o que trás mais economia. p´7O motor tem 159,3 cc com 14,7 cavalos de potência, 1,4 Kgfm de torque, refrigeração líquida e câmbio CVT. O scooter Honda SH 150i chega nas revendas na primeira quinzena de maio por R$12.450 com 3 anos de garantia e 7 trocas de óleo grátis.
AUTOS NO RIO BOAT SHOW
A 20ª Edição do Rio Boat Show, o salão náutico do Rio de Janeiro, vai até o dia 11 de abril na Marina da Glória, Rio de Janeiro, e além de barcos você vai encontrar a exposição de carros de duas marcas de luxo, Lexus e Mercedes-Benz A Lexus, marca de carros de luxo e sofisticação que pertence a Toyota estará no Espaço dos Sonhos com os SUVs NX e RX e a Mercedes-Benz estará no Espaço dos Desejos com seus utilitário super esportivos Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC e o roadster Mercedes-AMG SLC 43. Na próxima edição eu falo dos barcos e outros destaques do Rio Boat Show. 
MAIS VENDIDOS DE MARÇO
O Chevrolet Onix continua a ser o automóvel mais vendido do Brasil e em março 14.745 unidades foram comercializadas. Em segundo Hyundai HB20 com 10.638, em 3º Ford Ka com 8.021, em 4º Renault Sandero com 6.516 e em 5º Volkswagen gol com 6.311. Todos com carroceria hatch. A notícia boa é que as vendas cresceram 18,1% em março.
POR SEGMENTO
Vamos aos mais vendidos por segmento. O sedã mais vendido foi o Chevrolet Prisma, no mês passado foi o Toyota Corolla, o SUV líder Honda HR-V, comercial leve Fiat Strada, no mês passado foi a Fiat Toro,  e carro premium mais vendido foi o Audi Q3.
HABILITAÇÃO PARA MOTOS, NOVAS CATEGORIAS
Hoje, quem é habilitado para dirigir motocicletas, Categoria A, pode sentar em qualquer modelo e sair por aí o que é perigoso para quem não tem experiência com motos de grande cilindrada. Agora foi divulgado que um projeto de lei vai dividir a Categoria A em três subcategorias - A1, para condutor de ciclomotor; A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas. E motos acima de 700 cc, quem pode dirigir ? Eu hem !!!