domingo, abril 23, 2017

Os Novos 10 Kms

 
Luciene Cury
 
 
 
 
 



Dia 9 de abril passado, participei de uma meia maratona aqui no Rio de Janeiro. Já fiz esse percurso por 6 anos seguidos e confesso que cada ano, quando se apoxima o dia da prova, me dá aquele “frio na barriga” comum, quando se tem a expectativa em relação ao acontecimento. São 21 kms que percorro concentrada, e a cada quilometro que ultrapasso, é uma vitória, e desde a primeira corrida, quando saio do Túnel do Joá, é como se a corrida estivesse me “parindo” e eu finalmente cheguei ao fim daquela etapa da minha vida de treinos e mais treinos para realizar, de uma forma salutar, essa prova. O clima muito quente e a umidade do ar em 95%. Imaginem!! Viramos um belo alimento dentro de uma panela de pressão. Sobre isso já falei no artigo: TREINAMENTO EM ALTAS TEMPERATURAS em nosso site: www.lctreinamento.com.
O que me deixou preocupada, e que depois valeu a reflexão, foram quantas pessoas, antes mesmo de chegar ao km 8, que já estavam andando na prova.

 Um tempo atras, o que era temido, era migrar de uma prova de 5 kms para uma de 10 kms. Hoje em dia, mal o corredor consegue completar, de uma forma e ritmo confortavel essa distância, e ele já se inscreve em uma meia maratona.
O quanto é bonito bater no peito e dizer que “andou varios kms, mas completei a prova”? Não sei se é falta de orientação ou excesso de vaidade, mas como treinadora isso me preocupou.

 Ouvi de uma amiga corredora que, se não existisse redes sociais, não teria tanta gente correndo. Isso é serio. Para eu me refazer fisiologicamente de uma corrida com essa distância, meus treinos na semana que precede a prova, são de baixo volume.

Muitos não se dão conta dos danos causados por uma distância dessa ao organismo, que deverá ter seu merecido descanso para se recompor. Soube de vários que fizeram essa prova sem nenhum acompanhamento de um profissional de Educação Física, o que me deixa espantada.

Não sei se eu peco por excesso ou está acontecendo uma banalização com essas distâncias. Hoje digo que os 21 kms são os novos 10 kms. Todos se inscrevem, mas nem todos conseguem completar bem e integros. Pensem bem na sua prova alvo e treinem específico para ela. O meu foco esse ano é a Maratona do Rio, dia 18/06. Antes dessa prova do dia 9/04, já tinha corrido 20 kms em treino. Mas é muito diferente que 21 kms em ritmo de prova.

O que digo, como treinadora, e que procurem um acompanhamento profissional de um treinador experiente, e com certeza conseguirá fazer sua prova alvo sem sofrimento, dores, sem lesões e sem ficar prejudicado no dia seguinte, afinal, existe um velho ditado que diz: melhor “morrer” no treino que sofrer na batalha.
Bons Treinos