quarta-feira, 31 de maio de 2017

O Guia do Líder



  Livro ensina liderança com base em diálogos de imperador

Editado pela primeira vez no Brasil, “O guia do líder” tornou-se referência na Ásia ao reunir ensinamentos que inspiram governantes e empresários há mais de mil anos
 

Um dos maiores líderes da história, o imperador Tang Taizong foi o principal responsável por transformar a China no mais potente país do mundo, graças a uma dinastia marcada por realizações inovadoras e ousadas. Mas será que um governante do século 7 ainda pode influenciar nas decisões tomadas por administradores públicos e privados em pleno século XXI? Segundo o economista Chinghua Tang, a resposta, certamente, é sim.

Primeiro chinês a conseguir um MBA em Harvard, Chinghua acaba de lançar no Brasil “O guia do líder”, pelo selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta, uma obra que reúne diversas conversas milenares entre o imperador e os seus ministros. “Muitos livros já foram escritos sobre liderança e administração. Este, no entanto, é diferente por não ser um fluxo unidirecional de conselhos, mas uma antologia de reuniões lideradas por Taizong na busca pela longevidade da dinastia Tang. São princípios que resistiram ao tempo”, pontua o autor.

Um manual destinado a qualquer pessoa em posição de autoridade, o livro se tornou um clássico de administração e é estudado por muitos executivos e líderes de governo. Ao longo de 170 páginas, traz dicas extremamente atuais, verdadeiras lições sobre como obter autoconhecimento, avaliar pessoas, exercer liderança, influenciar os outros, aumentar a eficiência organizacional, competir com os rivais e alcançar o sucesso a longo prazo.

Logo no primeiro capítulo, por exemplo, a obra lista os requisitos básicos de um bom líder, como a postura, a autopercepção, a humildade, a tolerância e a justiça. No capítulo 2, discorre sobre a área de recursos humanos, com dicas de como reconhecer talentos, gerir pessoas e identificar os bons e maus funcionários.

“Seja governando um país ou uma empresa comercial, liderando um time ou servindo de modelo a ser seguido, os chefes exercem um poder enorme não apenas sobre as pessoas e os recursos que comandam, mas também sobre a sociedade. Deste modo, os princípios revelados no livro mostram como são parecidos os caminhos de um imperador e de um administrador de sucesso”, finaliza Chinghua Tang.

Sobre o autor
Chinghua Tang nasceu em Shangai, fez graduação na London School of Economics e foi o primeiro chinês a conseguir um MBA em Harvard. Dono de uma empresa de consultoria, atualmente mora em Nova York e atende a diversas companhias, como a Barclays.

Serviço
Título: “O Guia do Líder”
Autor: Chinghua Tang
Selo: Planeta Estratégia
Páginas: 170
Preço: 39,90