sexta-feira, 7 de julho de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes









    AUDI A5 SPORTBACK, AGORA SEMI AUTÔNO
 
Com design mais atraente com linhas menos arredondadas e mais esportivas, e desenho da grade dianteira que será seguido pelos outros carros da marca, o Novo Audi A5 Sportback tem como grande inovação a possibilidade de uma condução semi autônoma. 


É o Traffic Jam Assist, o chamado assistente de engarrafamento que até 65 km/h permite ao carro acompanhar o fluxo sem precisar da interferência do motorista. Para isso ele possui o Adaptative Lane Assist e o Adaptative Cruise Control que funcionando juntos permitem que o carro acelere e faça frenagens acompanhando o carro da frente num engarrafamento e se for preciso também faça curvas sempre seguindo as linhas da pista tendo também como referência o carro que vai a frente e os que passam nas laterais. 

Se os carros começarem a andar mais rápido que os 65 km/h o sistema alerta o motorista para retomar os comandos e o sistema se desliga automaticamente. Além disso o carro foi muito melhorado, ficou maior, com mais espaço interno, mais leve em 85 Kg, tem o virtual cockpit em tela de 12,3” com 10 funções, Head Up Display com a velocidade e outras informações, computador de bordo completíssimo, porta-malas de 480 litros e se tiver os bancos rebaixados o espaço para bagagens passa para 1.300 litros, a tampa do porta-malas tem abertura elétrica com o sistema Keyless Go, e sistemas de segurança que dão ao modelo 5 estrelas no Ncap, importante instituto que avalia a segurança dos veículos. 

A segunda geração do Audi A5 Sportback possui 4 versões, Attraction motor 190 cavalos por R$189.990, Ambiente 190 cavalos por R$213.990, Ambition com motor de 252 cavalos e tração Quattro por R$239.990  e a versão top é a Ambition Plus com Kit esportivo S Line teto solar e faróis Full Led por R$268.990. Todas as versões com câmbio automático com dupla embreagem e 7 marchas acionadas por uma alavanca no console que faz todos os comandos através da eletrônica. Nas pistas das marginais de São Paulo testei o Traffic Jam Assist que é um opcional que custa R$13.000 e funciona bem mas sempre desativa quando uma moto passa muito rápida junto do carro.  Na estrada o motor de 252 cavalos é esperto e econômico. O interior silencioso, a central multimídia completa e o som pode ser 3D com até 19 auto falantes da consagrada marca Bang & Olufson. Muita esportividade, conforto e luxo num carro só para tirar onda. 

                                              NISSAN KIKCS BRASILEIRO

Lançado no ano passado, junto com a Olimpíada Rio 2016, o Nissan Kicks chegou aqui vindo do México e apenas numa versão top. Agora ele passa a ser fabricado na moderna fábrica da Nissan em Resende, interior do Estado do Rio de Janeiro, e chega em 5 versões no seu catálogo, 4 para a venda a público e uma para atender taxistas e PCD ( pessoas com deficiência ). O Kicks é um crossover que reúne qualidades de um SUV com a dirigibilidade de um sedan. Todas as versões levam o motor 1.6 L, 16V, Flex, que desenvolve até 114 cavalos de potência e tem torque de 15,5 Kgfm a 4.000 RPM. O câmbio pode ser manual de 5 velocidades ou automático CVT de 4 com função Sport.
  
Nesta versão brasileira o isolamento acústico foi reforçado existem mais opções de acabamentos para o interior e a eletrônica apresentada só é vista em veículos de maior valor. Estão disponíveis Estabilizador Inteligente de Carroceria, Controle Inteligente em Curvas, Controle Inteligente de Freio Motor, Alerta de Colisão e Assistente de Partida em Rampa. 
Também disponível o painel multi funcional configurável colorido  e no multimídia Nissan Multi-APP já com Spotfy e Waze instalados no carro. No segmento o Kicks é o único que possui o sistema inteligente de Visão 360º com quatro câmeras, localizadas na frente, na traseira e embaixo de ambos os espelhos retrovisores, que oferecem uma vista “aérea” do entorno do veículo, que pode ser exibida na tela central do multimídia, e facilita em muito na hora de estacionar.  Quando esse sistema detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial para evitar um acidente. Fiz um teste e coloquei um Kicks numa vaga usando só este sistema porque a Nissan cobriu de preto todos os vidros do carro de teste. As quatro versões para o público são: S 1.6 com câmbio manual por R$70.500; S 1.6 câmbio CVT por R$79.200; SV 1.6 CVT por R$85.600; SL 1.6 CVT R$94.900 e a versão PCD, com câmbio CVT, tem preço menor que R$70.000 para entrar na faixa de preço para atender a lei que permite desconto para as pessoas que possuem necessidades especiais. A Nissan informa que o comprador ganha 2 anos de Way Assit, 3 anos de garantia e revisão com preço fechado até 60.000 Km. A briga no segmento fica mais acirrada com a chegada do Kicks brasileiro que deverá representar aproximadamente 50% da produção da fábrica de Resende onde são produzidos também o compacto March e o sedan Versa.

ESPERTO VOLKSWAGEN CROSS UP !

Não escondo de ninguém que gosto muito do Volkswagen Up !. É um carro que dá prazer em dirigir por ser pequeno, ter boa dirigibilidade e motores econômicos. Agora andei com mais tempo na versão Cross Up ! com o premiado motor 1.0 TSi de 3 cilindros que comento na próxima edição.