sexta-feira, julho 21, 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes









       O EQUIPADO CHEVROLET ONIX
EFFECT


O Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil, foi assim no ano passado e continua disparado na frente nestes 6 meses concluídos de 2017. A Chevrolet vem trabalhando bem na venda do modelo para frotas e para o público e, apesar de não ser um compacto dos mais baratos, tem tido um sucesso de vendas. Ajuda o fato de toda rede Chevrolet só ter esse modelo compacto enquanto Fiat tem Palio, Uno e Mobi e a Volks tem Gol, Fox e Up, por exemplo.


 O Onix mais barato custa R$46.150 e desta vez eu testei a versão Effect, comercializada apenas nas cores Branco Summit e Vermelho Carmin, e que tem farta lista de equipamentos e acessórios e seu preço é R$54.990. Essa versão tem motor 1.4 de 106 cavalos e transmissão manual de 6 velocidades. Essa transmissão ajuda na economia de combustível e principalmente na estrada você pode sentir melhor sua utilidade. Para maior conforto e segurança essa versão tem alarme Anti-furto, faróis e lanterna de neblina, monitoramento de pressão de pneus, faróis com superfície interna preta (máscara negra), luz diurna em LED, maçanetas externas na cor do veículo, ar condicionado, direção elétrica Progressiva, trava elétrica nas portas,  Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo, sensor de estacionamento traseiro, o concierge eletrônico OnStar Pacote Exclusive,   espelhos retrovisores externos elétricos na cor preto High Gloss, grade frontal com detalhes preto High Gloss, rodas de alumínio aro 15" com pintura exclusiva, Computador de bordo, vidro elétrico nas portas dianteiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, bancos de tecido com revestimento premium, Teto pintado em preto, adesivos Effect no capô, nas laterais e traseira, Volante base chata multifuncional com com controle de áudio e bluetooth. O Onix tem um desenho moderno que agrada e a versão Effect, com suas faixas, rodas exclusivas aerofólio e spoiler na cor preta e todos esses equipamentos e acessórios oferece a possibilidade do comprador  ter um Onix mais exclusivo e com aparência mais esportiva. A Chevrolet ainda oferece uma versão mais cara que a Effect que é a Activ, a versão aventureira, que custa a partir de R$59.950.  



                                      A PICAPE DA MERCEDES-BENZ


A Mercedes-Benz anunciou no último dia 18 a sua picape média de luxo, aliás a primeira neste segmento. Denominada Classe X o modelo será produzido na Argentina, na fábrica de Santa Isabel – Córdoba, e chega ao Brasil em 2019. Também será produzida na Espanha para atender o mercado europeu que já terá ela nas ruas no final deste ano. A plataforma foi desenvolvida pela aliança Nissan Renault e é a mesma da Nissan Frontier e da futura Renault Alaskan.

 A Classe X, tem linhas com o DNA da Mercedes, vendo o desenho da dianteira não se tem dúvida de que é uma Mercedes-Benz, já a traseira tem desenho simples e pode ser confundida com uma de outra marca. A primeira motorização será um 2.3 litros, 4 cilindros, turbo diesel da Nissan que terá 162 cavalos e equipara a Classe X 220D e terá 190 cavalos na X 250D.


 Outras motorizações virão depois, a X200 terá motor a gasolina de 166 cavalos e a X350D um V6 diesel também originado na Nissan. Todas as quatro versões terão tração 4X4. Eu acho que a Mercedes-Benz esta acertando com este lançamento porque neste segmento das picapes médias, uma parcela considerável dos proprietários compram só para tirar onda e tem grana para comprar uma chamada Premium que até hoje não apareceu no mercado. Com esta opção disponível muita gente fina que gosta de picape e de um veículo 4X4 vai ter seus anseios atendidos e com o agro negócio bombando aqui no Brasil o modelo terá sucesso certo.


CHERY COMEMORANDO


A Chery Brasil, primeira montadora chinesa a construir fábrica no Brasil, entrou para o ranking das 20 marcas mais vendidas no Brasil. O resultado se deve ao New QQ, fabricado por aqui, que tem preço inicial de R$25.990 e é um dos carros mais econômicos vendidos no Brasil. No mês de junho 467 unidades do New QQ foram comercializadas e assim a Chery superou marcas mais conhecidas como Suzuki, Volvo, Lifan e JAC. Atualmente a Chery comercializa os modelos New QQ,  Celer Hatch e Celer Sedan. 


MOTOS COM ANTENA OBRIGATÓRIA


Por causa dos infratores que soltam pipas ao vento com linha proibida, que acaba cortando e matando motociclistas, foi feita uma lei no Rio de Janeiro que obriga todos os motociclistas a usarem uma antena especial para aparar a linha e cortá-la impedindo que ela atinja o motociclista. Em vez de prenderem os infratores obrigam os motociclistas a usarem um novo equipamento só que essas linhas também danificam os retrovisores das motos, dos carros e também outras partes, dependendo de onde elas se enroscam. Prender o infrator que usa esse tipo de linha nem pensar. 


TESTANDO....


Posso adiantar que na próxima edição da coluna vou comentar o lançamento do Novo Ford Ecosport e também o teste que estou fazendo com a moto Honda CRF 1000L Africa Twin.