quarta-feira, 5 de julho de 2017

Inverno aumenta risco de infarto em até 30%



O inverno começou há uma semana e os cuidados com sua saúde deve aumentar. O frio, principalmente abaixo dos 14 graus aumentar de 30 a 40% o risco de complicações cardíacas e a taxa de infarto agudo do miocárdio pode aumentar até 30% no inverno. Os idosos entre 75 e 84 anos, com doenças coronarianas, são os que mais sofrem nessa época do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Mas como se dá esta relação?
 
 

 “Ao sentirmos frio, nosso corpo tenta produzir calor ao liberar substâncias chamadas catecolaminas que agem fazendo a constrição de vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial. Essas alterações justificam a maior ocorrência de infarto no inverno. Além disso, passamos a comer alimentos mais gordurosos e diminuímos a prática de exercícios físicos”, explicou o médico Matheus Sigiliano Carneiro, cardiologista da UNICOR Macaé.


Segundo o cardiologista, as doenças respiratórias comuns nessa época do ano, como gripes e resfriados, podem sobrecarregar o sistema circulatório e, consequentemente, o cardiovascular. “Nessas situações, as infecções agridem a superfície dos vasos sanguíneos e torna a placa de colesterol mais vulnerável a processos de trombose favorecendo a ocorrência de infarto por oclusão das artérias do coração”, contou o médico. Por isso, pacientes que já possuem doenças cardiovasculares são mais suscetíveis e devem se cuidar para evitarem maiores complicações.
Os sintomas do infarto devem deixar as pessoas em alerta: “Ocorre um grande desconforto causado por uma dor forte sentida no peito e irradiada para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Além disso, a pessoa também pode ter uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea, vômitos e falta de ar”, afirmou o médico João Alexandre Farjalla, também cardiologista da UNICOR Macaé.
Quem estiver com alguém apresentando estes sintomas deve, em primeiro lugar, solicitar socorro urgente e tomar os seguintes cuidados: não dar nada para a pessoa ingerir; se a vítima desmaiar, confira se ainda há respiração e pulso, se não tiver, será necessário iniciar massagem cardíaca até o socorro chegar; nunca transporte a pessoa desfalecida; deixe-a em posição confortável, levemente inclinada e afrouxe suas roupas.
A equipe de socorristas deve levar o paciente a uma unidade de urgência para o diagnóstico definitivo. Em caso de infarto, o paciente deverá ser encaminhado para uma clínica cardiológica que possui exames de alta complexidade, como a UNICOR Macaé, junto ao hospital São João Batista.