quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Hotelaria, Riotur e Liga dos Blocos unem forças para promover o Carnaval da Barra



Programação dos festejos foi apresentada durante coletiva de imprensa no hotel Gran Nobile Barra

Na tarde desta terça-feira, dia 16, o SindHotéis RIO, a Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) e a Empresa de Turismo do Município (Riotur) promoveram uma entrevista coletiva para anunciar a programação do Carnaval da Barra da Tijuca. O encontro aconteceu no hotel Gran Nobile Barra e reuniu, também, a gerência dos hotéis da região, representantes dos blocos da Barra da Tijuca e Recreio, candidatas à Musa do Carnaval e o produtor e carnavalesco Haroldo Costa. 


O presidente do SindHotéis RIO e da Associação de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes, apresentou, em primeira mão, a prévia de ocupação para o Carnaval na região, onde 70% dos quartos já estão reservados. Na Zona Sul, o índice é de 78%. A expectativa é de chegar a 85% na média geral da cidade (acima dos 78% registrados no Carnaval de 2017).

Ele também falou da agenda de eventos que celebrarão a festa de Momo na Barra, que tem como destaque a Feijoada, que marca o 


Concurso da Musa Barra (Musa Simpatia e Musa Inspiração) e o Concurso da Melhor Caipirinha dos hotéis, realizados no hotel Hilton Barra, no dia 27. O evento contará com a presença da Corte do Carnaval (Rei Momo, Rainha e Princesas) para fazer a abertura oficial do Carnaval da Barra. Está prevista, mais uma vez, a premiação José Gueiros, que elege os melhores blocos da Barra e Recreio, no dia 17 de fevereiro.  A bancada de jurados é formada por ilustres, com time composto por Leleco Barbosa, Haroldo Costa, Sidney Rezende e Célia Domingues (Estação Primeira de Mangueira). Os blocos são eleitos nas categorias melhor bloco, melhor percussão e melhor interpretação.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, divulgou as alterações previstas para a agenda dos blocos do Recreio e da Barra da Tijuca, incluindo um novo espaço dedicado ao Carnaval, no Parque dos Atletas, batizado de Arena do Samba, que deve receber entre 40 e 50 mil pessoas por dia, com duas atrações diárias, de sábado de Carnaval à quarta-feira de cinzas. Ele também apresentou a marca oficial do Carnaval.

A presidente da Sambare, recém-criada liga dos blocos da Barra e Recreio, Helaide Teixeira, falou dos preparativos para a folia 2018. Este ano não haverá desfile no Pepê, mas a região contará com 29 blocos e 39 desfiles autorizados pela Prefeitura.

Na programação geral da cidade, segundo a Riotur serão mais de 600 desfiles de 464 blocos autorizados. A previsão é de 1, 5 milhões de turistas e mais de 6 milhões de foliões, com impacto de 3,5 bilhões na economia.