terça-feira, 28 de agosto de 2018

CLÍNICAS DE DIÁLISE E PACIENTES DO BRASIL INTEIRO SE MOBILIZAM EM DEFESA DO TRATAMENTO RENAL


“Dia D da Diálise” busca chamar atenção para a crise no setor. A ação faz parte da campanha “Vidas Importam: a diálise não pode parar”

Estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que existem no Brasil aproximadamente 122 mil pacientes renais crônicos, que dependem do tratamento com terapia renal substitutiva para filtrar artificialmente o sangue. Entretanto, uma crise que se arrasta há anos pode provocar um colapso no atendimento. “Os pacientes com funcionamento renal comprometido dependem única e exclusivamente das sessões de diálise para sobreviverem”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Marcos Vieira.

Entre os problemas estão a falta de financiamento adequado para a diálise, a defasagem de 30% no custo da sessão de hemodiálise, atraso no repasse do pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) pelas Secretarias de Saúde estaduais e municipais aos prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos gestores chegam a atrasar até mais de 30 dias para fazer o repasse após a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde. Pela legislação, o pagamento deveria ser feito em cinco dias úteis.
Segundo Marcos, nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto a quantidade de clínicas cresceu apenas 15%. Para chamar a atenção da população geral para essa situação, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um Dia D da Diálise, como parte da campanha de valorização “Vidas Importam: a diálise não pode parar”. A ação acontecerá no dia 29 de agosto e será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

Para o Rio de Janeiro, está programada uma mobilização na Cinelândia a partir das 11 horas. O evento contará com material explicativo sobre os tratamentos, aferição de pressão arterial, teste glicêmico e simulação de hemodiálise. Ainda no Rio de Janeiro, a Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro fará uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado.
No Rio Grande do Sul, representantes do setor participarão de audiência pública na Assembleia Legislativa de Porto Alegre para discutir diagnósticos e tratamentos das doenças renais e as dificuldades enfrentadas pelo setor. Em Santa Catarina, a maior movimentação vai ocorrer na cidade de Joinville, Blumenau, Itajaí e na capital Florianópolis. Médicos e pacientes vão se reunir em locais de grande circulação como a praça Nereu Ramos, em Joinville, para mostrar a importância do tratamento para a qualidade de vida do doente renal crônico.

Na cidade de São Mateus (ES), serão distribuídos adesivos, balões e copos de água às margens da rodovia. Um trio elétrico também participará da movimentação, que conta com o apoio da Polícia Militar. Alunos da faculdade Vale do Cricaré, do curso de enfermagem, irão aferir pressão e medir a glicemia no local. Em São José dos Campos (SP), a campanha será realizada em frente ao Centro de Operações Integradas, com aferição de sinais vitais e glicemia capilar, além de orientação à população.

Já no Distrito Federal, pacientes, familiares, médicos e proprietários de clínicas da Capital Federal e de regiões próximas se reunirão na Praça do Relógio, na Região Administrativa de Taguatinga, a 24 km do Congresso Nacional. O público que passa pelo local receberá orientações sobre doenças renais e poderá realizar testes glicêmicos e aferir pressão arterial. Aproximadamente 30 cidades se mobilizarão para as ações que ocorrerem no dia 29/08, em todas regiões do Brasil. A agenda confirmada está disponível através do link: http://vidasimportam.com.br/.