quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Saúde inicia capacitação de novas técnicas de anestesia no Hospital Lourenço Jorge

A Secretaria Municipal de Saúde realiza o "Primeiro Treinamento de Residentes de Anestesia do Hospital Municipal Lourenço Jorge para utilização em bloqueio de nervo e punção profunda". O treinamento, ministrado pelo corpo clínico da unidade, tem como objetivo capacitar os profissionais na utilização de novas técnicas em aplicações de anestesia e beneficiará cerca de 20 médicos em formação nas rotinas de aplicação anestésica em cirurgias de média e alta complexidade.
Uma realidade que vem se tornando frequente, a aplicação da ultrassonografia substitui técnicas tradicionais de anestesia, como a baseada em parâmetros anatômicos (ás cegas) e a neuroestimulação, trazendo mais confiabilidade e agilidade. Essa prática poderá ser mais intensamente aplicada nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde graças aos novos e modernos aparelhos de ultrassonografia que estão em processo de compra. 
E para que os profissionais já possam trabalhar à vontade fazendo uso dos novos equipamentos na unidade, o HMLJ está capacitando seu corpo clínico para receber as novas aquisições e executar procedimentos médicos com maior conforto, segurança e agilidade. Uma preocupação em criar um protocolo de atendimento e aperfeiçoamento que demonstra por parte da unidade o cuidado do corpo clínico, e dos gestores da mesma em melhor atender e servir à população.
Com a oportunidade de conhecer sobre o procedimento, novas técnicas e facilitação no manuseio em aplicação de anestesias, ganham também os pacientes. Eles são atendidos com o que há de mais moderno em relação a novos procedimentos de aplicação de anestesia regional, com benefícios indiscutíveis.
Chefe do Serviço de Anestesia do HMLJ e servidor público municipal há mais de vinte anos, Juan Cuns relata que há muito não via tamanho investimento para o serviço:
"Há quase dez anos não testemunhava uma renovação tão expressiva no que se refere a aparelhos destinados a prática anestésica. Os novos carrinhos de anestesia, por exemplo, multiparâmetros acoplados, modernos e completos que recebemos não deixam em nada a desejar aos que se encontram nas unidades de saúde da rede privada. Trazendo mais segurança para o paciente que passa por um procedimento cirúrgico na rede municipal de saúde."