domingo, 30 de setembro de 2018

CULTURA


Duo Interarte se apresenta na Cidade das Artes, neste domingo, 30 de setembro

Formado pelo violoncelista Paulo Santoro e pelo violonista Cyro Delvizio, duo interpreta obras de Villa-Lobos, Jobim, Piazzolla, Bottesini e Barrios
                                                                                                       Raul Delvizio 

Um violoncelo, um violão e dois músicos interessados em desvendá-los musicalmente. Nesse espetáculo inédito, os dois instrumentos interagem, dançam, se imitam e entrelaçam. Ora perpassam standards de Villa-Lobos, Tom Jobim e Piazzolla (entre outros), ora os reinventam com novos arranjos. E as vezes até superam seus propósitos iniciais: em “Polichinelo” de Villa-Lobos, o violão (com a fricção de lixa de unha) simula o arco de seu companheiro. Por outro lado, no conhecido “Samba de uma nota só” de Tom Jobim, os instrumentistas se unem em um único violoncelo e o fazem soar como um violão.
Paulo Santoro, incansável em sua arte de divulgar o violoncelo, estreia neste concerto seu mais novo grupo de câmara: o Duo Interarte, dividindo o palco com seu ex-aluno de música de câmara na UFRJ, hoje um conceituado profissional.

Paulo Santoro

Um dos mais destacados violoncelistas brasileiros de sua geração, é professor de violoncelo do Conservatório Brasileiro de Música e violoncelista do Duo Santoro, do Quarteto Brasiliana, do Quarteto Concertante, da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Bacharel em violoncelo pela UFRJ, onde foi professor de música de câmara, é Mestre em Práticas Interpretativas pela UNIRIO.
Estudou na Indiana University School of Music com os professores Emilio Colón, Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker. Fez parte da Indiana University Philharmonic Orchestra e da Indiana University Concert Orchestra sob a regência dos maestros Kurt Masur e Mstislav Rostropovitch. Participou ainda do Indiana University Cello Ensemble.
Apresentou-se em recitais por todo o Brasil e em países como África do Sul, Paraguai, Bolívia, República Dominicana, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de ter tocado como solista de várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes na categoria conjunto de câmara pelos concertos com a série de 17 quartetos de Villa-Lobos, foi agraciado com o prêmio Rumos Itaú Cultural na edição 2007-2009, lançando um DVD ao vivo em São Paulo. Com o prestigiado Duo Santoro, já se apresentou no famoso
Carnegie Hall de Nova York e gravou os CDs “Bem Brasileiro” e “Paisagens Cariocas”, obtendo excelente aceitação do público e da crítica especializada.

Cyro Delvizio

Concluiu o curso de Bacharelado em Violão na UFRJ, sob orientação de Graça Alan e do renomado concertista Turíbio Santos, e o curso de mestrado em Musicologia na mesma instituição, sob orientação de Márcia Taborda, com a dissertação “Agustín Barrios e o Brasil: um relato histórico sobre sua interação com o meio artístico brasileiro.
Foi professor substituto de violão na Escola de Música da UFRJ entre 2012-14 e 2016. Atualmente, é “Doutorando em Performance” na USP, sob orientação do prof. Dr. Edelton Gloeden, focando-se na pesquisa e execução dos desafiadores "12 Estudos para violão" de Francisco Mignone.
Venceu a VI Seleção de Jovens Talentos da AV-Rio, o V Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, o I Concurso de Composição da UNIRIO.
Já participou de master classes com Fábio Zanon, Cláudio Tupinambá, David Jerome (EUA), Eduardo Isaac (Argentina), Pablo Marfil (Argentina), Marcelo de La Puebla (Chile), José Antonio Escobar (Chile) e Alvaro Pierri (Uruguai).
Integrou o “Conjunto de Violões da UFRJ” e, atualmente, integra o Duo Cancionâncias, junto à soprano dramático Manuelai Camargo. Em 2013, o conjunto lançou seu primeiro CD “Saudades” e participou do projeto “SESC Sonora Brasil”, realizando uma turnê de 130 concertos entre 2013 e 2014. Em junho de 2016 este duo realizou concerto no “GFA International Convention 2016” em Denver, EUA (o mais importante festival de violão país).
Cyro realizou turnês pelo México em 2012, 2013 e 2014 para gravação e lançamento de seu primeiro CD solo, “Reminiscências do Brasil” pelo selo TASTO/TEMPUS, cujo repertório faz um panorama dos últimos 60 da música brasileira para violão.
  
Duo Interarte na Cidade das Artes – Teatro de Câmara -18h - R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada) - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - (21) 3325-0102 - 450 pessoas - livre
  
PROGRAMA

G. BOTTESINI                     Elegia em Ré
A. BARRIOS            La Catedral
H. VILLA-LOBOS   Melodia Sentimental
           Choro nº 1
           Samba-Clássico
           O Polichinelo
TOM JOBIM             Tema de Amparo
           Samba de uma nota só
A. PIAZZOLLA                   Ave Maria
           Café 1930
           Nightclub 1960
           Libertango