sexta-feira, 19 de outubro de 2018

COLUNA ESPAÇO MOTOR





      JOÃO MENDES




CHEVROLET SPIN ACTIVE 2019 COM 7 LUGARES
o Chevrolet Spin melhorou muito, melhorou muito mesmo. Eu tenho como um item importante o design, não dá para ficar circulando num carro com design duvidoso, e o Spin não era feio mas também não atraia pelo design, certamente. O modelo 2019 ficou com um desenho mais sofisticado, uma grade mais equilibrada, e na versão Spin Active 7 o para-choques dianteiro tem embutidos os faróis de neblina. As rodas são de 16”, de liga leve, com bonito desenho. Essa versão Active que já teve o pneu estepe pendurado na tampa do porta-malas não tem mais. Testei a versão Active com 7 lugares que custa R$84.390 contra os R$80.890 da Active de 5 lugares  portanto são R$3.500 de diferença que incluem o banco para duas pessoas na terceira fila, que ocupa parte do porta-malas, faróis de neblina e luz de posição em LED. O 3º banco tem acesso pelas portas laterais traseiras e não é para pessoas de grande estatura. 

  
 O interior também ficou com ar mais sofisticado com sistema My Link com tela de 7”, sensível ao toque, na posição normal, no meio do painel acima do console e também tem o volante multi funcional com vários controles. Também tem o sistema On Star que aciona uma central 24 horas para auxiliar o motorista. Na versão da Spin de 5 lugares o espaço do porta-malas é de 710 L, na versão com 7 lugares, com o 3º banco rebatido, o espaço é de 553 L e com o 3º banco levantado o espaço é de 162 L. A Spin tem motor 1.8, 4 cilindros, que desenvolve até 111 cavalos e a ver Spin7 tem câmbio automático de 6 velocidades com possibilidade das mudanças manuais na alavanca do console. Esse motor tem bom torque em baixa e com o carro pesado demora um pouco nas retomadas mas em compensação é mais econômico, importante hoje em dia, fazendo aproximadamente 7 km/l de gasolina na cidade e 11 km/l na estrada. A Chevrolet Spin Active7 é a opção mais barata do mercado para quem precisa de 7 lugares.  



ENCONTRO NACIONAL DE PUMAS NO RJ

Mais de 100 exemplares do icônico Puma, modelo esportivo nacional que começou sua produção em 1966, com motor DKW, estiveram presentes no Fazenda Clube Marapendi, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, para o 14º Encontro Nacional do Puma realização do Puma Clube do Rio de Janeiro. Os carros expostos estavam em ótimo estado de conservação,. Tinha modelo da primeira série, tinha um exemplar dos quatro produzidos especialmente para um concurso da Revista 4 Rodas, o modelo GT4R (1969-1970), estavam também os modelos sobre plataforma de Opala que começaram a ser comercializados a partir de 1974 e modelos da geração que se encerrou em 1995 produzido pela Alfa metais. 
 
Também chamaram a atenção modelos modificados como um especial para participar de provas de arrancada e outro com motor Subaru e tração nas 4 rodas. Apesar de ter sua produção se iniciado em 1966 a Puma teve sua marca mudando de mãos e no ano passado foi apresentado o modelo GT Lumimare, nome que reúne as sílabas iniciais dos novos donos da marca, proprietários da Sociedade de Automóveis Mesgaferre que desde 2013 comercializa o Puma P052 destinado às competições. Além da exposição dos modelos Puma o evento teve churrasco, feira de peças e acessórios e exposição de memorabilia. Com duração de três dias a mostra fez muito sucesso entre os amantes do modelo que fizeram homenagem especial ao ex-piloto Wilson Fittipaldi.



AS NOVAS PLACAS

Por incrível que pareça as novas placas para os veículos do Mercosul foram criadas com uma medida que não cabe no espaço reservado para placas de alguns modelos de veículos. Também tem a reclamação das prefeituras de que os sistemas anexos aos radares de velocidade e as câmeras que vigiam os avanços de sinais não conseguem ler essas placas que possuem uma letra entre os números. O que se conclui é que foi um grupo de amadores que criou esta nova placa já que os dois maiores países da região, Brasil e Argentina, são os maiores produtores e possuem em seu mercado praticamente os mesmos carros inclusive aqueles em que a placa não cabe. E as Prefeituras também por não se anteciparem para atualizarem seus sistemas. A mudança dessas placas, que começou no Rio de Janeiro, já foi embargada pela justiça.

NOVIDADE DA PIONEER

A Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, anuncia o lançamento de seu mais novo Media Receiver, o MVH-S618BT. O aparelho foi desenvolvido em formato 2-Din, para atender ao consumidor que quer se conectar sem abrir mão do design. O MVH-S618BT possui conexão Bluetooth, que permite fazer e receber ligações por comando de voz. Também permite o uso do aplicativo Spotify, possibilitando ouvir diversas playlists e, ainda, controlar as funções de áudio através do aplicativo Pioneer ARC, disponível para usuários de Smartphones Android e Iphone. Outra novidade é a tecnologia Mixtrax, que funciona como um “DJ”, criando efeitos entre as músicas para que sejam reproduzidas sem pausas entre as faixas. Seu preço é R$549,00.

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE

Estou testando a picape Volkswagen Amarok Highline TDI 4Motion, motor 3.0 turbo diesel de 225 cv e câmbio automático de 8 velocidades. Arranca com vontade e faz de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. Vai ser o destaque da próxima edição..