terça-feira, 9 de outubro de 2018

OPINIÃO

Não sabe onde investir o dinheiro com medo do futuro do Brasil? Temos a solução em Portugal 

Em 2018, Portugal já foi eleito “o melhor país da Europa para viver” pela InterNations, "o novo destino para investir" pela revista Forbes e “o melhor destino de 2018 pelos americanos” pelo “Virtuoso Awards".



Por estes e outros motivos, Portugal mostra-se como uma solução para quem não sabe onde investir o dinheiro com medo do futuro do Brasil. Dos cinco tipos de negócios mais rentáveis para se montar no país europeu, todos são ligados ao turismo: hotéis, bares, restaurantes, atrativos do segmento rural e promoção de passeios.



Portugal tem atraído muitos brasileiros descendentes e filhos de portugueses que, para fugir da crise, têm desembarcado em regiões como Algarve, muito procurada por turistas - devido ao clima mais quente e à beleza de suas praias - para investir em alojamento local, por exemplo.
"Muitos brasileiros me procuram todos os dias, já atendi mais de 500 - alguns optam por abrir empresa, outros para investir em pousadas, hotéis ou turismo rural", afirma Joaquim Moreira, especialista em receber brasileiros que queiram investir em Portugal.



"Portugal é, atualmente, um dos principais destinos europeus, sendo que a cidade do Porto é considerada o melhor destino da Europa para se visitar", destaca Moreira. "A escolha de empreender no turismo aqui é, sem dúvida, um bom investimento, temos já diversos clientes que estão ganhando muito dinheiro no país”.



De acordo com o filósofo, escritor, jornalista e pesquisador Fabiano de Abreu, a maioria dos investidores que estão chegando na Europa para abrir um negócio são pessoas com boa situação financeira:
 





  "Há uma lei em Portugal que dá direito à moradia e à legalização de quem chega para investir com mais de 500 mil euros. Isso facilita, uma vez que permanecer como imigrante é difícil em qualquer lugar do mundo".










Filho de portugueses, o luso-brasileiro decidiu neste ano morar e investir em um hotel de pequeno porte em Castelo de Paiva, região Norte de Portugal. "Todas as cidades do país estão repletas de turistas. As pessoas querem conhecer cada canto, pois cada região tem sua história em particular - o que explica porque há vilas pequenas que recebem mais de 3 mil turistas por dia", justifica.



Joaquim Moreira destaca que brasileiros que decidiram apostar suas fichas e recursos financeiros em um negócio em terras portuguesas estão "ganhando dinheiro. Principalmente os que investiram em alojamento local em cidades que recebem um grande número de turistas".



Entre os investidores, há os que procuram programas do governo que oferecem facilidades para se conseguir crédito para investimento no turismo local. Há muitos meios de conseguir financiamento para abrir um negócio em Portugal caso o empreendedor tenha visto permanente ou cidadania. "Minha empresa resolve todas essas questões e dá um leque de opções para o investidor. Atualmente, não há como dar errado esse tipo de investimento em Portugal. Somos o foco do mundo em turismo", acrescenta o despachante.



Fabiano de Abreu explica que decidir mudar para Portugal e abrir um alojamento devido a atual conjuntura brasileira: "É algo muito rentável em Portugal, que recebe todos os anos muitos brasileiros, nórdicos e franceses".



Por ser cidadão português, o filósofo conseguiu ter acesso ao projeto Norte2020, o que lhe possibilitou um empréstimo sem juros que cobrirá metade dos recursos investidos em uma pousada, com poucos quartos.



"Vou começar com algo pequeno porque prefiro ir sentindo como é. Estou muito confiante, acredito que tem tudo para dar certo", afirma Fabiano de Abreu, que escolheu uma região conhecida pelo turismo rural, que ganha força no país.



"As pequenas vilas - como Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Amarante, entre outras - recebem turistas de toda parte. A segurança, o modo conservador de vida, um clima de Europa antiga sem os vícios do desenvolvimento das outras cidades europeias são motivos pelos quais muitas pessoas buscam o destino, tanto para morar como para passear. No caso dos brasileiros, acredito que muito do turismo se dá pelos descendentes, pelo idioma, e pelas belas praias que acabam parecendo com as do Brasil”, detalha Joaquim Moreira.



Por fim, o especialista em receber brasileiros que queiram investir em Portugal afirma que muitos turistas brasileiros trocaram os Estados Unidos por Portugal devido à dificuldade maior em se obter visto para o país presidido por Donald Trump.

Press Release

Fotos: MF Press Global