sexta-feira, 30 de novembro de 2018

COLUNA ESPAÇO MOTOR





     JOÃO MENDES






         CHEVROLET CAMARO SS 2019, O ÍCONE  AINDA MELHOR


Um ícone da marca Chevrolet o Camaro esta na sua 6ª geração e para 2019 foi reestilizado. O ícone da marca agora tem uma frente mais moderna e futurista e recebeu na traseira novas lanternas que dão mais visibilidade e também colocam mais modernidade no modelo. Andei com o bólido que tem desempenho impressionante, arranca de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos. Seu motor é um V8, 6.2 L, aspirado, gasolina, que desenvolve 461 cavalos e tem um torque animal de 62,9 kgfm. 


Nesta usina é acoplada uma caixa de marchas automática de 10 velocidades com as borboletas no volante para as trocas manuais mas, acelerando no Autódromo da Fazenda Capuava, interior de São Paulo, vejo que é mais divertido acelerá-lo usando só o automático que de acordo com a aceleração troca as marchas visando o melhor desempenho e reduz com precisão fazendo o chamado “punta taco” através de eletrônica. Vale lembrar que o “punta taco” é feito pelo piloto nos carros de competição na hora da freada quando, com o mesmo pé direito, mantém a aceleração para os giros do motor não descerem e ele ter uma saída de curva mais vigorosa. Para andar neste Camaro 2019 estão disponíveis 4 modos de condução, Passeio, Esportivo, Pista e Neve. Na pista, com todos os dispositivos eletrônicos ligados, e no modo de condução Pista, o carro se mantém num trilho e fica dócil andar com ele em alta velocidade. Evidentemente que não é para qualquer um sair andando perto de seus limites mas até conserta bastante erros e com seus freios Brembo, nas quatro rodas, pára em curto espaço e impressiona. As rodas são de 20” e os pneus do tipo Run Flat que mesmo se tiverem algum furo permitem que o carro continue andando, a até 80 Km, até o posto mais próximo para conserto. Para quem gosta de acelerar o carro possui duas teclas importantes, uma aciona o Launche Control, um sistema que permite um amador arrancar com a melhor performance bastando apenas apertar o acelerador que o carro fará as trocas das marchas sozinho. Outra tecla é a que permite o Burnout, aquela queima dos pneus traseiros que você os pilotos de F1 fazer após a bandeirada. Ao apertar a tecla o pedal de freio só travará as rodas dianteiras e pisando ao mesmo tempo no acelerador as rodas traseiras vão rodar e queimar os pneus. Para aqueles que tem experiência é possível rodar com o carro nesta manobra. Outra novidade é uma câmera traseira que é monitorada no retrovisor interno ao acionar um botão. Com ela, a visibilidade traseira aumenta já que o carro tem um cintura muito alta e na versão conversível esta visão também não é das melhores com a capota acionada e esta câmera ainda possui um sistema de zoom. O Camaro SS 2019 possui 8 air bags, multimídia completo, head up display com as informações da velocidade e o conta-giros refletidos no para-brisas dianteiro, bem a frente do condutor, painel eletrônico configurável e muito mais. Produzido numa fábrica de Michigan, Estados Unidos, o primeiro lote importado, com unidades coupé e cabriolet, chegará no final de janeiro de 2019 quando a GM irá informa o preço.  



MAIS UM LANÇAMENTO JAC MOTORS, O SUV T50
 

A maneira de uma marca chinesa atrair compradores para seus automóveis é colocar neles tecnologia, equipamentos e acessórios que os coloquem numa condição bem melhor do que a concorrência e com um preço atrativo.

 O SUV T50 da JAC Motors segue esse pensamento e tem controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem, pedal “inteligente” de freio que anula a aceleração quando os dois pedais são acionados ao mesmo tempo, monitor de pressão dos pneus, start stop, câmera frontal, câmera de ré, câmera 360º, sensor de estacionamento na dianteira e na traseira, luzes de LED, volante multi funcional, ar condicionado digital e muito mais. Com tudo isso o carro custa R$87.990 mas a versão de entrada custa R$83.990 e as duas possuem o motor 1.6 L, movido a gasolina, 16V DVVT que desenvolve 138 cavalos e a transmissão é automática CVT. O T50 é a nova geração do T5 e seu interior foi todo redesenhado, conta com sistema multimídia com tela de 8”, espelha os smartphones e esta muito bem posicionada, na parte de cima do painel. Outro fator positivo é o bom espaço interno para cinco pessoas, entre-eixos de 2,56m, e um porta-malas de 600 L. O JAC t50 já esta disponível nas concessionárias da marca e sua maior vantagem é custar menos de R$90 mil enquanto a concorrência com o mesmo patamar de equipamentos custa de R$100 a R$110 mil. A JAC Motors oferece para seus veículos 6 anos de garantia sem limite de quilometragem.