quinta-feira, 8 de novembro de 2018

QUEM ACONTECE




MARIA HELENA CANTAMISSA


  
Otavio Leite- PERFIL
Esse carioquíssimo sergipano é neto do senador Júlio Leite e afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Otávio é um charmoso leonino que tem dois filhos lindos, Fernando e Otavio Filho e é casado com a bela Ângela.

Estudou no Colégio Andrews em Botafogo e formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ  presidiu o movimento estudantil do histórico Centro Acadêmico Luiz Carpenter. É Professor universitário licenciado, especializado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Participou ativamente da administração pública com o prefeito Marcello Alencar, exercendo os cargos de coordenador das administrações regionais e de secretário municipal de Governo
Com uma trajetória política de compromisso com o Rio de Janeiro, Otavio, também ex vice-prefeito carioca (2005/2006), sendo autor de mais de 120 leis em vigor no Brasil nas três esferas de governo. 


O trabalho legislativo de Otávio Leite obtém há anos o reconhecimento do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão que seleciona os deputados mais influentes do Congresso Nacional. 



Foi vereador do Rio por três vezes consecutivas entre 1993 e 2002, deputado estadual em um mandato e atualmente está em seu terceiro mandato de deputado federal.


Entre as suas principais lutas destacam-se a incansável defesa dos direitos das pessoas com deficiência e o empenho no desenvolvimento da indústria do turismo, com a consequente geração de emprego e renda. 


Importante salientar suas ações políticas e jurídicas em favor da execução e continuidade das obras de saneamento da Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, inclusive com a construção do emissário submarino da Barra, entre outras iniciativas visando mais qualidade de vida para os cariocas.

Em Brasília, teve participação destacada em prol da ratificação da Convenção internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da sanção da Lei Geral do Turismo.

Aprovou proposta de emenda à Constituição Federal que corta impostos da música brasileira e barateia os preços dos CDs e DVDs, a famosa PEC da Música, promulgada pelo Congresso Nacional em 2013.

Otavio é o autor da alteração na lei eleitoral que obrigou os partidos políticos, no registro de candidatos no TSE, a apresentarem suas promessas de campanha.

Foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e relator do Projeto de Lei  nº 5776/13 que definirá competências para investigação criminal pelo Ministério Público e polícias.

Atualmente é membro das Comissões de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Integra a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência e é coordenador da Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) da Micro e Pequena Empresa no Rio de Janeiro.
Claudio Carneiro, presidente da OAB Barra; Lu Dib, advogada; Ricardo Menezes, candidato na Chapa da OAB/RJ à Presidência da CAARJ; Maria Helena Cantamissa; o Deputado Federal Otávio Leite e o advogado Agostinho Teixeira.
Compõe como relator a Comissão Especial do Fortalecimento do Futebol no Brasil (Proforte), baseada na reestruturação de entidades esportivas, com previsão do aumento da capacidade de pagamento de dívidas dos clubes de futebol com a União.

Posteriormente, foi relator na Comissão Mista (deputados e senadores) da MP do Futebol, que tratou do refinanciamento das dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes de futebol profissional. 

Atuou como relator da Comissão Especial dos Centros de Inclusão Digital, que regulamenta as lan houses e cria parcerias delas com a Administração Pública para fins pedagógicos.

Foi co-autor da criação da CPI do Apagão Aéreo, participou como membro da PEC da Reforma Tributária e articulou a aprovação dos projetos que autorizam os tribunais de justiça a recorrer à videoconferências para ouvir presos sem necessidade de sair dos presídios.

Leite, ao lado da bancada do Rio, se dedica com afinco na defesa dos royalties de petróleo para o Rio de Janeiro. Seu desempenho no parlamento elevou-o à condição de membro do Diretório Nacional e presidente de um partido fluminense.

É um dos quase 10 mil advogados que no pleito de 21 de novembro de 2018 elegerá o presidente da OAB/RJ, onde está devidamente inscrito, e com certeza irá cumprir seu dever na 57ª Subseção.

Otávio é um parlamentar “queridíssimo” na Barra da Tijuca e sempre teve o respeito e consideração desse veículo de comunicação que voz fala.

Por isso, desejamos sucesso como novo Secretário de Turismo em 2019, pois estamos cientes do imenso carinho por essas terras fluminenses, amplos conhecimentos adquiridos na cátedra e na vivência, bem como, na grande desenvoltura para exercer o cargo que devolverá ao Rio de Janeiro, a sua condição natural de cidade vocacionada para o turismo.