quinta-feira, 1 de novembro de 2018

SOCIAL & ETC.




     JOÃO MENDES 




O TIME DE FUTEBOL, O PARTIDO POLÍTICO E A SEITA

Desde criança por alguma afinidade ou até pressão dos pais a gente escolhe um time de futebol para torcer. Essa escolha raramente muda e assim a gente fica a vida toda torcendo por um time que nem sempre é campeão. As vezes o time só tem pernas de pau, cabeças de bagre, mas a gente continua torcendo por ele. Partido político é diferente, você não precisa torcer, lutar e gritar por um partido que não esta atendendo o país. O problema é que seguidores de partidos, sempre de esquerda,  defendem esse partido mesmo que toda sua cúpula esteja na cadeia e a sua política econômica tenha levado o país ao caos e a mais de 14 milhões de desempregados. Isso já seria terrível mas pode piorar, existem seguidores desses partidos que não tem olhos para nada que seja contra o partido deles. Simplesmente acreditam nas lideranças  e assim um líder preso sempre será um injustiçado e que uma presidente que sofreu impedimento foi vítima de um golpe. Esses pensam que partido político é uma seita. Pode pegar dinheiro do povo e financiar ditaduras, pode mandar para fora do país cubanos que queriam se exilar aqui como aconteceu nos Jogos Pan Americanos, pode não extraditar um assassino italiano, pode criar uma lei para controlar a imprensa ( esta não passou ) enfim, numa seita vale o que o grande chefe propaga e foi nessa condição que a história registrou o caso de Jim Jones nos Estados Unidos. Ele fundou sua igreja, que virou uma seita, que incentivava o suicídio coletivo e um dia, no ano de 1979, 904 pessoas, entre elas 304 crianças, cometeram “suicídio revolucionário“. Jim Jones dizia que a Agência de Inteligência Americana estava conspirando contra seu templo e que todos seriam torturados e assim o “suicídio revolucionário” seria a saída. Antes de morrer Jim Jones deixou as instruções para que os milhões de dólares do ativo da seita fossem entregues para o Partido Comunista da União Soviética. Temos sorte aqui no Brasil porque o partido político que muitos seguidores pensam que é uma seita já está com seu líder preso.


O BRASIL DE OLHO NA BARRA DA TIJUCA


Quem diria, o Presidente da República Federativa do Brasil mora na Barra da Tijuca. Temos que nos acostumar com os carros e batedores da Polícia Federal, carros de imprensa, simpatizantes de vigília na porta do condomínio Varandas da Barra mas sem dúvida teremos mais segurança nas ruas. O que não vai mais acontecer é você encontrar o Presidente na feirinha da Praça do Ó, comendo pastel, e nem caminhando no calçadão da praia. Toda sorte do mundo para nosso novo Presidente Jair Messias Bolsonaro.
IMPERFEIÇÕES DA AV. LÚCIO COSTA

A Avenida Lúcio Costa, agora a Avenida onde mora nosso Presidente, estava com vários buracos que foram consertados mas quem consertou não entende muito do assunto. O asfalto que foi colocado ficou muito mais alto que o nível da pista em vários pontos, um perigo para veículos mais leves como motocicletas, ciclomotores e até bicicletas. Além disso tem que repintar as faixas de sinalização para pedestres, estão um lixo desde os Jogos Olímpicos.


                                           DESAPARECIMENTO LAMENTÁVEL

Muito triste o desaparecimento prematuro de Rogério Jonas Zylbersztajn vice-presidente do Conselho de Administração da construtora da RJZ Cyrela. Ele também era vice-presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da ADEMI – Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário. Um grande realizador de projetos da região da Barra e Recreio e também um participante ativo de obras sociais. Vítima de depressão tirou a própria vida aos 58 anos. Lamentável ! 

correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br