quinta-feira, 22 de novembro de 2018

SOCIAL & ETC.






     JOÃO MENDES 





                BRT X METRÔ

O Metrô do Rio de Janeiro demorou para iniciar sua construção, depois demorou muito para ser ampliado e o custo por km construído deve ter sido o mais alto do mundo. O melhor e mais eficiente meio de transporte popular acabou chegando na Barra da Tijuca, graças a uma Olimpíada, e continuar com ele até o Recreio seria uma obra muito mais barata porque ele não precisaria ser muito profundo e não teria nenhuma rocha no caminho. Fazer o Metrô da Barra ao Recreio seria muito barato em relação aos outros trechos já construídos mas optaram pelo BRT, sistema que a todo dia apresenta um novo problema. Fiz uma viagem do Recreio até a estação Jardim Oceânico e me deu uma tristeza. Na entrada da estação as roletas estavam liberadas porque não havia energia, todo mundo viajando de graça. Depois entro no ônibus que tinha no chão um dedo de água por causa das fortes chuvas e muitos lugares não podiam ser ocupados por causa das goteiras. Quando desci o corredor da plataforma estava cheio de camelôs vendendo de tudo e estrangulando o caminho, uma bagunça. Para um serviço relativamente novo é muito triste que já esteja tão degradado e ainda tem aquelas 22 estações que foram fechadas no trajeto entre Campo Grande e Santa Cruz que o site oficial do BRT indica que estão funcionando normalmente. Será que estão mesmo ?


FEIJOADA X MOSQUITO


Amigo da coluna foi a uma feijoada num condomínio chic no Itanhangá – onde moram artistas da Globo – e se deparou com uma cena curiosa: em cima de uma grande mesa, ao invés de encontrar uma bandeja de feijão,




 pasmem, encontrou uma bandeja com uma variedade enorme de repelentes. Enquanto isso uma nuvem de mosquitos devoravam as pernas dos convidados.



       O NOME DA PRAÇA

A mais badalada praça do Jardim Oceânico é a Praça São Perpétuo que todos conhecem por Praça do Ó. No início dos anos 1960 a pista que contorna a praça foi cimentada e ela passou a integrar o Circuito da Barra da Tijuca onde foram realizadas algumas competições automobilísticas antes de ser construído o Autódromo de Jacarepaguá. Agora resolveram sofisticar o nome informal da praça e estão usando Praça Duó. Seria este o nome gourmet da praça ? 


ABM, NÃO CONFUNDA ESTA SIGLA

A Associação Bosque de Marapendi usa a sigla ABM há muitos anos, é uma associação bastante conhecida porque reúne 22 condomínios numa grande área da Barra da Tijuca. Agora surgiu outra ABM com sede na Barra, mas precisamente no complexo do Golf Olímpico, é a Associação Brasileira de Multirrotores. Você sabe o que são multirrotores ? São os populares drones que são usados para fazer fotos ou vídeos de forma profissional ou apenas para o lazer. 


CASA DA LAPA NA BARRA

Se você ver alguma divulgação de evento ou de show musical de algum artista num local chamado Casa da Lapa, não fique pensando que vai terb que ir na Lapa para assistir. A Casa da Lapa esta na Av. Olegário Maciel, isso mesmo, na Barra da Tijuca,9 onde era o Skipper. 

 correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br