sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

CULTURA


Niemeyer - A arquitetura onde o passado e o futuro se completam
CasaShopping apresenta exposição de gravuras de Paulo Sergio Niemeyer, em contraponto com as do bisavô e mentor Oscar Niemeyer
 


Um panorama da arquitetura brasileira, do passado ao futuro. A mostra “Niemeyer - A arquitetura onde o passado e o futuro se completam”, que abre no próximo dia 15 de dezembro, no CasaShopping, pretende relembrar o patrimônio arquitetônico do país e contextualizar a produção dos arquitetos de amanhã dentro de um panorama mais abrangente.

O arquiteto, urbanista e designer Paulo Sergio Niemeyer expõe gravuras inéditas, que farão contraponto com gravuras do seu grande mentor e bisavô Oscar Niemeyer. As maquetes criadas para a mostra durante o Fórum Mundial Niemeyer, que aconteceu em outubro, e já passou pela Casa França-Brasil, também integrarão a exposição, que tem o patrocínio do CasaShopping e da Breton.

A primeira parte da exposição de maquetes, representando o passado da nossa arquitetura e o rico patrimônio cultural que herdamos, retrata a obra de Oscar Niemeyer pela perspectiva de estudantes selecionados em diversas universidades do Rio de Janeiro. Cada equipe escolheu, para representar em maquetes, um projeto do mestre, considerando mais a relevância social dos projetos do que os tradicionais critérios arquitetônicos. Essa era, assumidamente, uma prioridade para o próprio mestre, que sempre dizia que “o importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e esse mundo injusto que devemos modificar”.

Com a inauguração no dia 15 de dezembro, data que se comemora o dia do arquiteto e aniversário do mestre Oscar Niemeyer, será anunciado o lançamento do Prêmio Global Niemeyer, a Escola Niemeyer e a assinatura da Carta Niemeyer baseada no conteúdo debatido durante o Fórum Mundial Niemeyer.

“Será uma data muito especial e com muitos motivos para se comemorar”, declara Paulo Sergio Niemeyer.

“É um prazer trazer uma exposição deste porte. Arquitetura de Niemeyer, é marcada pela simplicidade da linha”, declara Eduardo Machado- diretor de marketing do CasaShopping.

“É com grande satisfação que a Breton patrocina a mostra. O evento retrata não somente o trabalho do artista Paulo Sergio Niemeyer, como também relembra os traços e a história de seu bisavô, um dos maiores arquitetos, reconhecido mundialmente. Acreditamos no design brasileiro e queremos disseminá-lo, por isso, a nossa participação reforça esse posicionamento’, diz Giselle Rivkind- diretora de Marketing da Breton.

NIEMEYER - A arquitetura onde o passado e o futuro se completam
Abertura: 15/12/18, às 19h
Local: CasaShopping- Bloco N - PAV 0| Avenida Ayrton Senna, 2150- Barra da Tijuca-RJ
A exposição vai até dia 31 de janeiro de 2019.
Horários de funcionamento do shopping| segunda-feira à sexta-feira das 10:00 às 21:00| sábados das 10:00 às 21:00| domingos e feriados das 15:00 às 21:00.