sábado, 8 de dezembro de 2018

CULTURA


FESTIVAL CULTURAL DA DINAMARCA OCUPA CIDADE DAS ARTES EM NOVEMBRO
A Cidade das Artes vai receber a primeira edição do DANSK BR – Festival Multicultural da Dinamarca, entre os dias 9 e 11 de novembro.  A iniciativa comemora os 10 anos de atuação no Brasil do Instituto Cultural da Dinamarca. A programação inclui shows, concertos, mostra de cinema, espetáculos de dança, oficinas, debates e experiências gastronômicas. O grupo BaianaSystem, o DJ Rumpistol, o artista digital Muti Randolph e o chef de cozinha Simon Lau são alguns destaques de um fim de semana repleto de atrações nacionais e internacionais. O Evento conta com programação gratuita e algumas pagas.

Um dos destaques do evento será a comemoração dos 30 anos do clássico A Festa de Babette, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1988, com banquete de culinária, música, literatura e cinema dinamarquês. Em duas noites, o premiado chef dinamarquês Simon Lau recriará o famoso banquete para 150 comensais. O grupo Scenatet apresentará a suíte central da trilha sonora do filme. Durante o jantar haverá leitura de trechos do livro que deu origem ao roteiro.
CINEKLAP – Mostra de cinema dinamarquês
Com curadoria de Tatiana Groff, principal referência de cinema nórdico no Brasil, será exibida a Mostra de Cinema Dinamarquês. Serão exibidos quatro títulos: Big Time (acompanha a vida do arquiteto Bjarke Ingels ao longo de seis anos); Um Homem em Derrocada (após trágico acidente o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver as cores); Olafur Eliasson- Espaço É Processo (o filme acompanha o processo criativo de suas grande instalações) e Design Para A Vida (narra a trajetória do designer Borge Mogensen, que é um dos maiores nomes da estética escandinava). 
Durante o fim de semana, o público poderá vivenciar boa parte da cultura do país nórdico presente no Brasil e será montado o Hygge Lounge - um ambiente aconchegante ao modo dinamarquês, aonde será oferecido cervejas artesanais, cafés e comidinhas típicas dinamarquesas preparadas pela chef Kamille Plon Santos.
Neste mesmo espaço acontecerá o “Mapping Challenge”, onde 10 trabalhos serão previamente selecionados para uma competição criativa de arte digital. Com curadoria do carioca Muti Randolph, VJs, artistas visuais, designers, djs e produtores mostrarão seus trabalhos de mapping projetados nas grandes superfícies da Esplanada, trazendo uma outra dimensão de vida e expressividade à obra do arquiteto Jean Nouvel.“As qualidades que serão julgadas passam pela relação com a arquitetura, a qualidade técnica entre áudio e video, originalidade e conceito. O melhor trabalho será premiado com uma residência artística na Dinamarca a ser realizada em 2019.